Publicidade
DNews

Vacinação contra gripe começa nesta quarta-feira (25) em Campos

A Prefeitura de Campos, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), inicia a primeira etapa da campanha de vacinação contra gripe nesta quarta-feira (25), no município. Nesta etapa, serão vacinados idosos e trabalhadores da Saúde. As instituições hospitalares receberão equipes de imunização previamente agendadas. Durante a campanha, será realizada uma mobilização em prol das famílias carentes do município para doação de itens de higiene.

Os idosos serão vacinados nos pontos fixos e, pela primeira vez, em drive thru — quando os idosos com dificuldade de mobilidade poderão ser conduzidos e não terão necessidade de descer dos carros para serem vacinados. Também de forma inédita, a vacinação obedecerá uma tabela de idade.

Para evitar aglomerações, os locais fixos de vacinação foram selecionados por serem arejados e com amplo espaço externo –  Centro Esportivo da Escola (CEDE) Lulu Beda, no Jardim Carioca, Guarus, Uenf e Colégio Salesiano, no Parque Tamandaré. Também será instalado posto de vacinação nos mesmos moldes nas UBSs de Morro do Coco e do Lagamar, na praia de Farol de São Thomé. O horário será sempre de 9h às 16h.

Pela primeira vez, haverá duas áreas de vacinação através de drive thru – no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop) e na Fundação Rural de Campos (FRC). Equipes irão aos asilos para vacinação, previamente agendada.

Pacientes acamados — Será cumprida uma agenda voltada para este público já cadastrado no Departamento de Vigilância Epidemiológica. A partir da quinta-feira (26), equipes de vacinação serão direcionadas aos bairros dos pacientes.

 — As terças e quintas serão dedicadas a estes pacientes. Temos esse importante agendamento e começamos já na quinta. Separamos por bairros e vamos direcionamos mais veículos com equipes conforme a demanda. Temos plena convicção que é extremamente importante, já que esses pacientes fazem parte de um grupo de risco  — destacou a Diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Dra. Andreya Moreira.

Demais grupos — A segunda fase da campanha de vacinação está prevista para 16 de abril, abrangendo professores de escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais.

Terceira fase – A partir de 9 de maio, começa a vacinação de crianças de 6 meses a 5 anos, 9 meses e 29 dias, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes de 12 a 21 anos em medidas sócio educativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, adultos entre 55 a 59 anos, pessoas com deficiência.

Doação – A subsecretária de Governo, Daniela Tinoco, destaca que, durante a vacinação, será realizada uma campanha de arrecadação de itens de higiene em prol de famílias carentes. Podem ser doados e entregues nos postos de vacinação anunciados pela Prefeitura: álcool gel, sabão e papel toalha.

– Em cada posto de vacinação, haverá um responsável para receber esse material. A doação será feita pela Prefeitura de Campos e será divulgada nos canais oficiais do município para que a população saiba do destino do material – frisou Daniela Tinoco.

Fonte : PMCG


Publicidade

Anterior

Alerj pode votar projetos de redução de salários de deputados e governador

Seguinte

Governadores manterão medidas de isolamento social contra a covid-19