Publicidade
REGIONAL

Uenf inicia programação de aniversário com sessão de inaugurações

Foto: Ascom – Uenf

Iniciando a programação pelo aniversário de 24 anos da Universidade Estadual do Norte (Uenf),  foi realizada na tarde desta terça-feira (15), uma Sessão de Inaugurações. O primeiro espaço a ser inaugurado foi a das novas instalações da Reitoria da Universidade, no primeiro andar do prédio E1. O local, que anteriormente abrigava a Fundação Estadual Norte Fluminense (Fenorte), agora será utilizado pela Reitoria e órgãos diretamente ligados a ela. Em seguida, foi inaugurado o prédio do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Animais Selvagens (Nepas).

“Esse momento simboliza a consolidação da Uenf no campus Leonel Brizola, uma vez que este espaço foi, durante toda a história da Universidade, ocupado por outra instituição, com a qual chegamos a ter um relacionamento muito difícil”, disse o reitor da Uenf, Luís Passoni, ao inaugurar a nova Reitoria.

Segundo o reitor, o novo espaço vai facilitar a tramitação de processos, uma vez que todos os órgãos da Reitoria estarão reunidos em um só local. Ele observou também que a ocupação do espaço simboliza a resistência da Universidade, que, em um momento de extrema dificuldade, conseguiu realizar as adaptações físicas necessárias para a utilização das salas.

“Essa inauguração também é um símbolo da nossa persistência. Por causa das dificuldades financeiras, demoramos mais de um ano para finalizar esta obra. Isso mostra que a Universidade sobrevive e continuará funcionando”, disse.

Foto: Ascom – Uenf

A vice-reitora, Teresa Peixoto, disse que, apesar das dificuldades, a Uenf tem muito o que comemorar nesses 24 anos de vida.

“São 24 anos de conquistas, nos quais a Uenf vem cumprindo o seu papel. Não será um ano e meio de dificuldades que vai nos fazer desistir e dizer que nada temos a comemorar. Tenho certeza de que vamos continuar por muitos e muitos anos”, afirmou.

A inauguração do Nepas contou com a presença do coordenador do Núcleo, professor Leonardo Serafim, alunos, servidores e bolsistas que atuam no local. Criado em 2005, o Nepas também atua na recepção de animais silvestres que são recolhidos fora de seu habitat. Segundo Leonardo, o Núcleo funciona ininterruptamente, pois a qualquer momento pode ser acionado por algum órgão.

“A Universidade é uma construção coletiva. É o esforço de cada um de vocês que está possibilitando superar as dificuldades neste momento”, disse o reitor, parabenizando toda a equipe.

Programação de aniversário – Nesta quarta-feira, 16/08/17, às 10h, no Centro de Convenções, será realizado o Conselho Universitário (Consuni) comemorativo pelos 24 anos da Uenf. Durante o evento, que marca a abertura oficial da programação, serão realizadas homenagens a servidores da Universidade.

Na parte da tarde, a atração é o seminário “Darcy Ribeiro 20 Anos – Que falta ele nos faz”. O seminário, que será iniciado às 14h, terá como debatedores a professora Adélia Miglievich Ribeiro (Ufes), o cacique Álvaro Tukano (diretor do Memorial dos Povos Indígenas), Paulo Ribeiro (presidente da Fundação Darcy Ribeiro) e Maria de Nazareth Gama e Silva (Fundação Darcy Ribeiro). A mediadora será a vice-reitora da Uenf, Teresa Peixoto.

Ascom – Uenf


Publicidade

Anterior

Meia Maratona do Rio 2017 com atletas de sete países no domingo

Seguinte

Valor bruto da produção agropecuária no país estimado pela Agricultura é de R$ 535,4 bilhões