Totalmente revitalizada, Serra do Itaoca recebe visitantes respeitando protocolos
Atualmente, está sendo permitida a subida de trinta pessoas por vez, mediante distribuição de senhas, além da utilização de máscara, álcool 70% e seguro distanciamento de uma pessoa para outra. Atualmente, a Serra do Itaoca funciona de segunda a sexta (exceto feriados), com toda a estrutura adequada para receber os visitantes com conforto e segurança.
– Apesar da grande quantidade de visitantes ao espaço, todos os cuidados estão sendo tomados para que não haja aglomeração. A Serra do Itaoca é um dos locais do município mais utilizados para práticas esportivas. Com essa estruturação que foi entregue, o visitante tem um local mais organizado, com controle de acesso de veículos, oferecendo mais segurança para subida e descida, guarita de informação, canaletas de drenagem, que diminuem manutenção e aumentam a vida útil da pavimentação de toda subida, entre outras melhorias – informou o Secretário de Desenvolvimento Ambiental, Leonardo Barreto.
Revitalização– As obras de revitalização da Serra do Itaoca foram realizadas através da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (SMDA) e custeadas com recurso do Fundo Municipal do Meio Ambiente (FUMMAM), proveniente de compensação ambiental, com destinação exclusiva a ações voltadas ao meio ambiente.
Com as intervenções, a Área de Proteção Ambiental (Apa) da Serra do Itaoca passou a contar com novo pórtico, guarita, banheiros com acessibilidade, canaletas de drenagem, estacionamento com 35 vagas, sinalização turística e trilha para corrida.
O local também ganhou uma nova pista de voo livre, que segue padrão para competições nacionais. A prefeitura contou com a parceria da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), que desenvolveu o projeto da nova pista. São 25 graus de inclinação, uma base totalmente metálica e 3,45 metros de largura – um metro a mais do que a pista anterior.
Fonte: Prefeitura de Campos
Publicidade