Publicidade
DNews

Semana da Imprensa discute combate ao racismo de 4 a 9 de junho

O objetivo da Semana será discutir como avançar no discurso em prol da igualdade e os desafios ainda encontrados nas abordagens atualmente

O “Papel do Jornalismo no Combate ao Racismo” é o tema da Semana da Imprensa Campista, que este ano será realizada em parceria com a Superintendência da Igualdade Racial (Supir), que propôs a abordagem nesta 28ª edição. Serão oficinas, minicursos e palestras que estarão abertas a população de 4 a 9 de junho. Com a Supir, assinam a organização do evento a Associação da Imprensa Campista (AIC) e o curso de Jornalismo do Centro Universitário Fluminense (Uniflu).

A superintendente da Supir, Lúcia Talabi, explicou que os temas foram escolhidos com base nas principais demandas que chegam ao órgão. “São todas questões que precisam estar em discussão e é importantíssimo que possamos discutir com a imprensa e com a população, já que o evento será aberto a todos”, afirma.

O objetivo da Semana será discutir como avançar no discurso em prol da igualdade e os desafios ainda encontrados nas abordagens atualmente. O primeiro dia do evento trará uma visita às redações jornalísticas. A abertura oficial do ciclo de palestras será na terça-feira (05). As palestras acontecerão toda noite, no auditório da Uniflu, em temas como representatividade negra nas redações, o jornal 25 de Março e a imprensa abolicionista, a questão racial nas redações e o papel do jornalismo no combate ao racismo. Também de terça a sexta, à tarde, serão realizadas as oficinas gratuitas. No sábado está programada exibição de filme seguido de debate e no domingo o fechamento será feito com a tradicional partida de futebol da imprensa.

“Vamos abordar nos minicursos questões de legislação, os efeitos psicológicos de como o negro é tratado pela mídia e empoderamento do discurso. Nas palestras, as mediações serão feitas tanto por jornalistas quanto por membros da Supir”, acrescentou a diretora de Pesquisa e Projetos Sociais da superintendência, Simone Pedro.

PROGRAMAÇÃO:

28ª Semana da Imprensa

“O papel do jornalismo no combate ao racismo”

Organizadores: Associação de Imprensa Campista, Curso de Jornalismo do Uniflu e Superintendência de Igualdade Racial da Prefeitura de Campos dos Goytacazes.

Segunda — 04/06

14h às 18h – Invasão na redação – Conversas rápidas com jornalistas sobre o tema da 28ª Semana da Imprensa.

Local: Redações de Veículos de Comunicação.

Terça — 05/06

19h  – Abertura – Falas breves dos organizadores sobre o evento.

19h15 – Conferência com a jornalista Laís Monteiro, do site Desabafo Social, com o tema “Por onde andam os negros na comunicação?”.

Mediação: Simone Pedro – Dir. Pesquisa/Superintendência da Igualdade Racial/PMCG

Local: Auditório do Campus 1 do Centro Universitário Fluminense (Uniflu).

Quarta — 06/06

15h – Minicurso: “A Lei 7.716 e seus impactos na Comunicação: regulação da mídia e combate ao racismo.”

Instrutor: Luís Vicente Tinoco de Miranda (Advogado, especialização em Direito Penal e Processo Penal/Univ. Estácio de Sá)

Local: UNIFLU

19h – Apresentação de TCC das alunas Bárbara Pereira da Conceição Cabral e Kariny Maia Vianna sobre o Jornal 25 de Março.

Local: Auditório do Campus 1 do Centro Universitário Fluminense (Uniflu).

19h30 – Mesa com o jornalista e professor Orávio de Campos Soares e com a professora Maria Alice de Oliveira Pohlmann, com o tema “Jornal 25 de Março, Imprensa Abolicionista e a Campos Moderna”.

Local: Auditório do Campus 1 do Centro Universitário Fluminense (Uniflu).

Mediação: Jacqueline Deolindo – Coord. Graduação Jornalismo/UNIFLU

Quinta — 07/06

15h – Minicurso: “Racismo na mídia: Invisibilidade, afirmação de estereótipos e conseqüências psicológicas na população negra”

Instrutora: Tamillys Lírio (Psicóloga, Pres. da ONG Nação Basquete de Rua)

Local: UNIFLU

19h – Mesa com as jornalistas Cláudia Eleonora (Record TV) e Valquíria Azevedo (Ururau) e com os jornalistas Éder Souza (Inter TV) e Alfredo Soares (Band FM), com o tema “A questão racial nas redações jornalísticas”.

Mediação: Rogério Siqueira – Jornalista/Secretaria de Governo/PMCG

Sexta — 08/06

15h – Minicurso: “Crítica e Empoderamento na comunicação: letramento negro nas redes sociais”

Instrutora: Ana Paula Almeida (Professora de Literatura e Língua Portuguesa/FAETEC, especialização em Literatura, Memória Cultural e Sociedade/IFF Campos)

Local: UNIFLU

19h – Conferência com a jornalista Luciana Barreto, apresentadora do Repórter Brasil, da TV Brasil, com o tema “O papel do jornalismo no combate ao racismo”.

Mediação: Vitor Menezes – Jornalista- Pres. Associação da Imprensa Campista

Sábado — 09/06

16h – Cine Jornalismo AIC

Filme: “Um Grito de Liberdade” (1987) – Dir. Richard Attenborough

Local: Sede da Associação de Imprensa Campista

Mediação do debate: Rogério Siqueira – Jornalista/Secretaria de Governo/PMCG

Domingo — 10/06

Local e horário a confirmar: Pelada da Imprensa (Partida aberta de jornalistas).

Fonte: Supcom


Publicidade

Anterior

Feira da Roça é opção para os campistas em meio ao desabastecimento

Seguinte

Rei da Europa: bicicleta de Bale e falhas de goleiro dão a Champions pela 13ª vez ao Real