Publicidade
REGIONAL

Sem chuva, abastecimento de água reduzido em 3 municípios do Noroeste Fluminense

Baixo nível d’água no Rio Pomba compromete abastecimento nos municípios

Além da luta no combate ao crescente número de queimadas, municípios do interior do Estado do Rio de Janeiro sofrem com a falta d’água, devido ao baixo nível dos rios que cortam as regiões. Devido ao longo período de estiagem, na terça-feira (26) a Companhia Estadual de Água e Esgoto (Cedae) anunciou a redução do abastecimento de água para três municípios na Região Noroeste Fluminense: Itaocara, Miracema e Santo Antônio de Pádua.

Devido a seca no Rio Pomba, o primeiro comunicado de redução foi para o município de Miracema, que passa a ter o abastecimento d’água comprometido.

Na manhã desta quarta-feira (27), a empresa Águas de Santo Antônio – concessionária responsável pelo fornecimento de água potável -, anunciou a suspensão no abastecimento no município de Santo Antônio de Pádua. A previsão é de que a cidade fique sem fornecimento de água nas próximas 24h.

O Rio Pomba atingiu o nível tão crítico em Pádua, que os sensores de medição do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) não estão marcando o nível da água. Nesta quarta, o nível do Pomba marcava cerca de 80 centímetros, muito abaixo da capacidade de captação das bombas e das réguas de medição.

“Está um esqueleto. Você consegue atravessar o rio andando”, disse o ex-secretário de Defesa Civil e atual secretário de Segurança Pública, Fábio Paz.

A recomendação é para que moradores economizem água nas próximas horas, no entanto, até o início da tarde desta quarta-feira, muitas casas já estavam sem água, inclusive, alguns que residem ao lado do Rio Pomba.

Concessionárias recomendam uso restrito de água

Pádua é a quinta cidade a ter o seu abastecimento reduzido ou cortado no interior do estado devido à estiagem.

Na terça-feira (26), a Cedae também reduziu o abastecimento em Cantagalo, Cordeiro, Duas Barras – Região Serrana -, devido ao baixo nível do Rio Macuquinho e Miracema, pelo baixo nível do Rio Pomba.

O Rio Pomba é onde a companhia capta água para tratamento e distribuição em Miracema. A estiagem atingiu inclusive o distrito de Paraíso do Tobias, cujo sistema de distribuição de água, abastecido pelo manancial Valão do Bonito, também teve sua vazão diminuída.

A estatal informou ainda que está realizando manobras operacionais para minimizar os efeitos da seca nas regiões de nascente e pede que moradores evitem o desperdício e consumam água de forma racional.

Com SFNotícia  Fotos: Divulgação


Publicidade

Anterior

Golfinho encontrado morto em praia de Rio das Ostras

Seguinte

Juiz expede alvará de soltura de Garotinho e Amaerj repudia declarações de Mendes