Secretário debate oleodutos que ligam poços da Bacia de Campos ao Porto do Açu
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Felipe Quintanilha, representando o prefeito Rafael Diniz, participou, na última quarta-feira (22) da audiência pública para apresentação dos projetos dos oleodutos que ligam os poços de petróleo da Bacia de Campos ao Porto do Açu. A expectativa é de que o investimento, avaliado em R$ 470 milhões na fase de implantação, faça com que a região Norte Fluminense retorne ao protagonismo da indústria de petróleo e gás no país, impulsionando o crescimento da economia local e regional.
– Esse oleoduto com certeza tem o potencial muito grande de trazer a região Norte Fluminense, especialmente Campos e São João da Barra, de novo para o protagonismo na indústria off shore. Outra questão muito importante é que o oleoduto irá viabilizar o aumento da produção de petróleo, fazendo com que aumentem os royalties. Além disso, vamos receber ISS sobre sua utilização, aumentando a arrecadação – avaliou Felipe Quintanilha.
Pensando em complementar as suas operações, a Açu Petróleo expandirá a sua capacidade operacional através da instalação de um parque de tancagem já licenciado e de dois oleodutos que conectarão o Terminal de Petróleo do Açu à malha de oleodutos já existente na Região Sudeste, por meio do trecho localizado em Barra do Furado, município de Quissamã (RJ). Mais de 60% do oleoduto estão no trajeto dentro do município de Campos.
Felipe ainda pontou que milhares de empregos serão gerados durante a construção do empreendimento, consolidando o desenvolvimento econômico. “A Empregabilidade será prioritariamente local, dos três municípios”, frisou.
Ele também ressaltou que o oleoduto irá permitir, além do armazenamento no Açu, também a exportação direto do Açu, com a vinda de uma refinaria, por exemplo.
Durante a audiência pública foram apresentados os estudos feitos na etapa de licenciamento prévio. O empreendimento em questão conta com dois oleodutos projetados exclusivamente para transporte de petróleo, cada um com aproximadamente 45km de extensão, que irão interligar o parque tancagem em São João da Barra à malha de oleodutos já existente na Região Sudeste, em Barra do Furado, Quissamã. O empreendimento atravessará os municípios de São João da Barra, Campos e Quissamã e não envolverá desapropriações, mas sim a criação de faixa de servidão de 20 metros.
Fonte: PMCG
Publicidade