Publicidade
REGIONALSAÚDE

Saúde amplia vacinação para lactantes com bebês de até dois anos de idade

As lactantes com bebês de até dois anos de idade estão incluídas na vacinação contra a Covid-19 a partir desta segunda-feira (05). Já as mulheres que amamentam seus filhos, independentemente da idade, serão vacinadas a partir da próxima segunda-feira (12). Para esse grupo será exigida a declaração do médico que acompanha a mãe ou a criança.
Para receber a vacina, a lactante deve ter acima de 18 anos. O município também continua vacinando gestantes e puérperas, com ou sem comorbidades. A vacinação, que se estenderá até sexta-feira (09), será através de distribuição de senha e acontecerá das 9h às 15h nos postos distribuídos pelo município.
Para receber a vacina, as lactantes e puérperas devem apresentar a carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e certidão de nascimento do filho. A mesma documentação é exigida as gestantes, que devem apresentar ainda o cartão pré-natal.
A Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (SUBPAV) esclarece que não é mais necessário apresentar laudo ou encaminhamento do médico obstetra, conforme nova orientação técnica. Em caso de dúvida sobre riscos e benefícios, as gestantes e puérperas poderão consultar o profissional com quem faz o acompanhamento de rotina.
COMORBIDADES — Também está sendo aplicada a 1ª dose para as gestantes e puérperas com comorbidades, com idade acima de 18 anos. A aplicação da vacina será mediante apresentação de um laudo do médico com quem faz o acompanhamento de rotina, a carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e o cartão pré-natal.
SEGUNDA DOSE — As gestantes e puérperas imunizadas com Coronavac ou Pfizer que já estão no prazo para receber o reforço do imunizante também já podem se dirigir a um dos postos de vacinação. Para receber 2ª dose da vacina, esse grupo deve apresentar a carteira de identidade, CPF, cartão pré-natal e o comprovante da 1ª dose.
ORIENTAÇÃO — A nota técnica do Ministério da Saúde orienta que a gestante que tomou a 1ª dose da AstraZeneca deve dar à luz, esperar passar os 45 dias de puerpério para tomar a 2ª dose do mesmo imunizante. Já as puérperas devem observar o intervalo de 4 a 12 semanas e também tomar a segunda dose da vacina.
LOCAIS DE VACINAÇÃO PARA GESTANTES E PUÉRPERAS COM E SEM COMORBIDADES:
Automóvel Clube
Centro de Referência e Tratamento da Mulher (CRTM)
Drive Guarus Plaza Shopping
POSTOS DE VACINAÇÃO PARA LACTANTES:
Drive-thru Uenf
Drive-thru Instituto Federal Fluminense (IFF/Centro)
Vila Olímpica do Jardim Carioca
Paróquia São Gonçalo em Goitacazes
Paróquia Nossa Fátima no bairro IPS
Paróquia Santa Helena no Jockey Club
Atacadão (BR -101/ Guarus)
Creche Esplanada
Fundação Municipal de Esportes
Escola Municipal Pequeno Frederico (Ururaí)
Clube da Terceira Idade
ESF Lagamar (Farol)
ESF Morangaba
UBS Conselheiro Josino
UBSF Ponta da Lama
UBS Santa Maria
UPH de Travessão
UPH Morro do Coco
UBSF Santa Cruz
UBSF Aldeia
UBSF Lagoa de Cima
FONTE: COMUNICAÇÃO PMCG

Publicidade

Anterior

Brasil aplicou 105 milhões de doses contra Covid

Seguinte

Concluída 1ª etapa de imunização contra Covid-19 dos profissionais da rede básica