Publicidade
BRASILREGIONAL

Rio investiga cinco casos suspeitos de coronavírus no estado

O estado do Rio investiga cinco casos suspeitos de coronavírus, informou a Secretaria estadual de Saúde (SES) na noite desta quarta-feira. Dois estão na capital, outros dois em Niterói e um em Nova Iguaçu. Amostras de fluidos corporais foram recolhidas e mandadas para o Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen-RJ) e para a Fiocruz.

Um dos casos suspeitos de coronavírus é de uma mulher de 49 anos que deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (Upa) do bairro de Botafogo, em Nova Iguaçu. De acordo com a Secretaria municipal de Saúde do município, ela foi ao Hospital Geral de Nova Iguaçu (Hospital da Posse) com sintomas de tosse, febre e coriza.

“Após ser avaliada e classificada na categoria verde, de baixa complexidade conforme o protocolo do Ministério da Saúde, ela foi encaminhada à Upa do bairro Botafogo”, informa a nota.

“Somente quando foi atendida na Upa, a paciente informou que esteve na Europa, com uma conexão em Milão, na Itália, que já confirmou mortes por coronavírus Covid-19. Mesmo sem a confirmação da contaminação da paciente, a Secretaria Municipal de Nova Iguaçu iniciou o protocolo de bloqueio ao coronavírus, enviando uma equipe até a Upa de Botafogo e também ao Hospital da Posse”, descreve o comunicado.

Segundo a Secretaria Municipal de Nova Iguaçu, nesta quinta-feira “a residência da família da paciente será visitada para que os familiares e pessoas que tiveram contato com ela sejam orientados como proceder até que o diagnóstico seja confirmado”.

Imagens de fotos e vídeos que circulam nas redes sociais mostram funcionários da Upa e pacientes que esperavam atendimento usando máscaras de proteção. Segundo a SES, a unidade de saúde cumpriu o protocolo estabelecido pela Organização Mundial da Saúde e, diferente do que foi divulgado nas redes sociais, não interrompeu seu funcionamento para atender a paciente.

Na manhã desta quarta-feira, o Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso de coronavírus do Brasil. O homem de 61 anos voltou da Itália na última sexta-feira e procurou o Hospital Albert Einstein, em São Paulo, na segunda-feira, quando começou a apresentar os sintomas. Um exame preliminar feito na unidade de saúde havia dado positivo para o vírus. A contraprova foi feita no laboratório Instituto Adolfo Lutz que também deu resultado positivo.

O Brasil investiga pelo menos 20 casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus. Os pacientes são de onde estados brasileiros, além do Distrito Federal: Ceará, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Minas Gerais, Espirito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Até o momento, 59 casos suspeitos foram descartados após exames darem negativo para o novo coronavírus ou positivo para outros vírus circulantes no Brasil.

Na segunda-feira, o Ministério da Saúde aumentou para 16 o número de países em alerta para o novo coronavírus. Estão na lista: Alemanha, Austrália, Camboja, China, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Filipinas, França, Irã, Itália, Japão, Malásia, Singapura, Tailândia e Vietnã. Isto significa que, pessoas que viajaram para estas regiões nos últimos 14 dias e apresentaram sintomas da Covid-19 devem ser enquadradas como casos suspeitos da doença.

Fonte: O GLOBO


Publicidade

Anterior

Coronavírus pode fazer PIB do Brasil crescer menos de 2%

Seguinte

Ceará chega ao 10º dia de paralisação da PM; comissão aguarda reivindicações da categoria