Publicidade
REGIONALSAÚDE

Repescagem a partir desta terça-feira ocorrerá por meio de agendamento online

A Secretaria de Saúde iniciou, nesta segunda-feira (02), o agendamento online para repescagem da vacinação contra a Covid-19 para pessoas com 30 anos ou mais. A partir desta terça-feira (03), as pessoas que não tomaram a vacina dentro do calendário estabelecido por idade só serão imunizadas por meio de agendamento.
Apenas nesta segunda, a imunização noturna funcionou através do sistema de distribuição de senhas. Inicialmente foram disponibilizadas 50 senhas, mas devido à grande procura nas UPHs foram disponibilizadas 100 senhas em Guarus, Saldanha Marinho e Travessão. O secretário de Governo, Juninho Virgílio, acompanhou de perto a estratégia de vacinação.
O pedreiro João Carlos da Silva, 49 anos, recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19 na noite desta segunda, na UPH de Guarus. “No dia que eu tinha que ser vacinado, estava com a Covid-19. Esperei 30 dias e hoje estou aqui para tomar a vacina. Vou para casa feliz porque consegui ser imunizado” afirmou João Carlos.
O diretor de Atenção Básica, Rodrigo Carneiro, explicou que a repescagem agora é no período noturno. “Fizemos isso para dar oportunidade aqueles que trabalham durante o dia e não têm tempo de tomar a vacina”, afirmou. Ele ressaltou que o CPF daqueles que fizerem o agendamento online e não comparecerem ao posto para tomar a vacina será bloqueado. Através do portal, o usuário poderá cancelar ou remarcar o agendamento até um dia antes da data da imunização.
“Se não fizer isso, o próprio sistema vai bloquear o documento e a pessoa não vai conseguir reagendar novamente”, disse ele, destacando que a Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav) tem observado que a medida que a faixa etária diminui, tem caído também o movimento nos postos.
“A procura pela vacina por pessoas com idade entre 30 e 40 anos tem caído. Além de querer escolher o imunizante que vai tomar, muitos jovens tendem a ir na contramão da ciência, mas que fique claro que todas as vacinas são eficazes e seguras”.
PASSO A PASSO PARA O AGENDAMENTO.
Para fazer o agendamento, o usuário terá que informar o número do CPF, telefone, data de nascimento, e que vai tomar primeira dose. Feito isso, deve clicar em “verificar a disponibilidade”. Em seguida irá escolher a unidade de vacinação, informar o nome completo e o nome da mãe, horário e data. Para finalizar o agendamento é preciso clicar em “confirmar” e o usuário visualizará a mensagem, “Agendamento confirmado com sucesso” automaticamente.
Neste primeiro momento, a vacinação noturna será na UPH de Farol de São Thomé, UHP de Ururaí, UPH Saldanha Marinho, UPH Guarus, UPH Travessão, UPH Santo Eduardo, mas a Subpav pretende ampliar os locais de imunização por agendamento de forma gradativa.
FONTE: COMUNICAÇÃO PMCG

Publicidade

Anterior

TSE abre inquérito para apurar ataques à legitimidade das eleições

Seguinte

Homens e Mulheres com 28 anos recebem vacina nesta terça-feira