Publicidade
DNews

Quais cuidados devem ser tomados com a queda brusca de temperatura?

A chegada da primavera trouxe oscilação nas temperaturas de todo o país e, por isso, o pneumologista Mauro Gomes, do Hospital Samaritano de São Paulo, alertou para os cuidados com a saúde, especialmente de quem já tem doenças crônicas respiratórias.

“Essas variações de temperatura que acontecem bruscamente vão sensibilizar pessoas que possuem doenças crônicas. O que acontece nessa época é que o ar mais seco é mais irritante para as vias aéreas, o que pode ser confundido com baixa imunidade”, explicou o médico à CNN neste sábado (3).

Segundo Gomes, a irritação de olhos, nariz e garganta por causa do tempo seco também pode ser confundida com o início de uma gripe ou, até mesmo, de Covid-19.

“Quem tem rinite, começa a ter crise de espirro e nariz escorrendo, o que pode ser confundido com resfriado, que na verdade é uma infecção por vírus”, disse ao reforçar que asmásticos podem ser afetados com crises de falta de ar nessa época do ano.

Mudanças bruscas de temperatura são normais

O meteorologista e pesquisador do CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), Giovanni Dolif, lembrou que é normal a mudança brusca de temperatura durante a primavera, estação de transição entre o inverno e o verão

“Estamos saindo de uma estação mais seca para uma mais chuvosa. Por ser uma transição, misturamos um pouco dos dois com — há dias muito secos e, de repente, dá uma virada brusca no tempo. Essa variação frequente e brusca é típica dessa época do ano”, disse.

Mas Dolif ressaltou que em boa parte do Brasil já há atrasos no início do período chuvoso, o que impacta na baixa umidade relativa do ar.

“Quando temos um atraso da estação chuvosa, como está acontecendo agora, todo esse calor do sol da primavera é convertido em temperatura. Esse efeito é mais sentido no interior do continente porque está longe do mar, da umidade e da água fria do oceano. Nessa época, a água do mar não está tão elevada e isso ameniza um pouco a temperatura, por exemplo, do Rio de Janeiro.”

Fonte: CNN BRASIL


Publicidade

Anterior

Covid-19: vacina de Oxford pode ser aprovada até o final do ano

Seguinte

Aposentados do INSS passam a ter limite de 40% para crédito consignado