Publicidade
REGIONALSAÚDE

Prefeitura fará testes de Covid em selecionados do App Dados do Bem

O Prefeito Rafael Diniz recebeu nesta quarta-feira (10) testes de Covid-19 que serão utilizados nas pessoas que baixarem o aplicativo Dados do Bem e responderem aos questionamentos. Os testes foram entregues pelo Comitê de Ações Humanitárias do Porto do Açu. Já na próxima semana, os testes começam a ser realizados. Os selecionados receberão mensagens através do aplicativo Dados do Bem com o horário, a data e o local de realização do teste.

Um termo de cooperação foi assinado pelo prefeito Rafael Diniz no início do mês de junho quando se reuniu em videoconferência com representantes do Porto do Açu e do Instituto D Or de Pesquisa e Ensino (IDOR). Ao receber os testes das mãos do diretor do Porto do Açu, Vinicius Pattel, Rafael Diniz destacou a importância da parceria.

– O Porto é um excelente parceiro. É com parcerias como esta que podemos viabilizar testes de covid para a população. Recebemos pouca ajuda do Estado no combate à Covid-19. Sem parceiros, não teríamos ações adequadas para o enfrentamento à Covid no nosso município -, afirmou.

Por dia, serão realizados 100 testes. Para ser selecionado, é fundamental baixar o aplicativo Dados do Bem e responder aos questionamentos. Os testes serão agendados através o aplicativo. Apenas quem receber a mensagem por QR Code (código de barras enviado por celular) vai poder realizar o exame com dia e horário marcados.

Sem fins lucrativos, “Dados do Bem” é um projeto de monitoramento epidemiológico que reúne tecnologia de geolocalização e metodologia para acompanhamento, em tempo real, da distribuição do coronavírus nos centros urbanos. Campos é o segundo município do Estado a contar com este tipo de tecnologia que é cedida gratuitamente ao Poder Público.

Disponível para Android e iOS, desde o início de junho, o campista pode fazer a autoavaliação através do App enviando dados que são recebidos pela equipe de Vigilância em Saúde do município. O usuário deve responder a um simples questionário com perguntas sobre sintomas associados à Covid-19 e histórico de saúde. As informações enviadas podem indicar a necessidade de realização de teste e, neste caso, pode receber uma mensagem específica indicando como deve proceder.

A secretária de Saúde, Cintia Ferrini, reforça que o teste só está disponível para quem recebe a mensagem com o horário, a data e o local de realização. “A partir dos próximos dias, quem receber a mensagem indicando a necessidade de teste será orientado a seguir para a realização do mesmo com dia e horário marcados”, explica a secretária.

A seleção de pessoas para o teste é exclusivamente feita através do algoritmo do aplicativo que foi coordenado pelo Dr. Fernando Bozza, médico e pesquisador do IDOR e da Fiocruz.
De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, a médica infectologista Andreya Moreira, o objetivo é conhecer ainda mais os locais da cidade onde há maior número de casos confirmados, através de inquérito epidemiológico. “Vale ressaltar que todos que preenchem o questionário de autoavaliação já estão colaborando com a iniciativa”, frisou.

Felipe Quintanilha, secretário de Desenvolvimento Econômico e membro do grupo de crise no enfrentamento à Covid-19, informa que a aplicação dos testes também não acarreta custos ao munícipio.

– Assim como a autoavaliação, os testes por amostragem são uma forma de medir a evolução da Covid-19 para podermos voltar às nossas atividades de forma segura.

Parceria viabiliza Dados do Bem em Campos – A parceria firmada entre a Prefeitura de Campos e o Porto do Açu consiste na entrega da tecnologia “Dados do Bem” para a cidade, bem como a inteligência de dados gerada pelo aplicativo. Além disso, também está incluído o treinamento de profissionais para viabilizar a iniciativa na cidade. A Prefeitura de Campos fica responsável por toda operação relacionada ao projeto no município. Desenvolvido pelo Instituto D´Or de Pesquisa e Ensino em parceria com a Zoox Smart Data, “Dados do Bem” é cedida gratuitamente ao Poder Público e fornece um mapa de distribuição do vírus e dados estratégicos sobre a COVID-19 para tomadas de decisão das autoridades.

Fonte: PMCG


Publicidade

Anterior

Ministério da Saúde divulga novos dados sobre coronavírus

Seguinte

Cingapura testará anticorpos contra a covid-19 em seres humanos