Publicidade
REGIONALSAÚDE

Prefeitura avança com testes gratuitos através do aplicativo Dados do Bem

Desde o mês de junho, a Prefeitura de Campos segue realizando testes de covid-19 gratuitamente na população. A medida vem sendo realizada através do aplicativo Dados do Bem, um aplicativo de monitoramento epidemiológico que reúne tecnologia de geolocalização e metodologia para acompanhamento, em tempo real, da distribuição da epidemia do coronavírus nos centros urbanos. Até o último dia 10, 1.104 pessoas fizeram o teste e 131 testaram positivo para covid-19.
Campos foi o segundo município do Estado a contar com este tipo de tecnologia que é cedida gratuitamente ao Poder Público. Os testes utilizados para testar a população foram doados pelo Comitê de Ações Humanitárias do Porto do Açu. Todos os selecionados recebem mensagens QR Code através do aplicativo Dados do Bem informando o dia, o horário e o local onde é feito o teste.
O Prefeito Rafael Diniz determinou a testagem em massa na população e lembra que as parcerias têm sido fundamentais no enfrentamento a doença no município.
– É com parcerias como esta com o Porto do Açu que podemos viabilizar testes de covid na nossa população. Além disso, o Sest/Senat, onde são aplicados os testes, é outra parceria importantíssima para nossa cidade – afirmou Rafael Diniz.
Apenas quem baixa o aplicativo Dados do Bem em Campos e faz a autoavaliação pode ser selecionado para teste de covid-19. As informações são recebidas pela equipe de Vigilância em Saúde do município. Diariamente, cerca de 100 testes são agendados. É necessário ficar atento às notificações do aplicativo para verificar a mensagem.
– É importante permitir a notificação do aplicativo. Muitas pessoas acabam perdendo a oportunidade de fazer o teste por falta de atenção. Tem que ficar de olho, são 120 agendamentos por dia com testes feitos de 8h às 18 horas na estrutura montada no Sest/Senat – informa Felipe Quintanilha, membro do Gabinete de Crise para Enfrentamento ao Novo Coronavírus.
Um termo de cooperação foi assinado com representantes do Porto do Açu e do Instituto D´Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) – responsável pelo aplicativo. A seleção de pessoas para o teste é exclusivamente feita através do algoritmo do aplicativo que foi coordenado pelo Dr. Fernando Bozza, médico e pesquisador do IDOR e da Fiocruz.
Dados do Bem – Sem fins lucrativos, “Dados do Bem” é um projeto de monitoramento epidemiológico que reúne tecnologia de geolocalização e metodologia para acompanhamento, em tempo real, da distribuição da epidemia do coronavírus nos centros urbanos.
O aplicativo está disponível para Android e iOS e não consume a internet do celular.
Fonte: PMCG

Publicidade

Anterior

Moderna divulga detalhes de vacina da covid-19: 100% de sucesso

Seguinte

Unidade móvel do Hemocentro receberá doações na Santa Casa de Campos