Publicidade
REGIONAL

Prefeitura alerta para a necessidade do descarte correto de lixo e entulhos

A pandemia da Covid-19 reforçou a necessidade de conscientização da população quanto ao descarte correto de lixo e entulhos. Devido à situação financeira da Prefeitura de Campos – com sucessivas perdas ao longo dos últimos aos -, desde o mês de março, último, houve a necessidade de reajuste do contrato firmado com a concessionária responsável pela coleta e limpeza do município. A coleta de lixo segue sem alterações, porém os serviços que sofrerão redução são os de remoção de descartes irregulares, capina e varrição.
Através da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental, foi sugerida à empresa responsável a realização de um estudo técnico para reajuste dos serviços com o mínimo de perdas à população. Sem descarte de lixo e entulhos em locais inadequados, a população sofrerá o mínimo possível. Para os descartes adequados, o município conta com oito Pontos de Entrega Voluntária de Entulhos (Peves). A prefeitura reforça que o descarte irregular de lixo é crime passível de penalidades previstas na legislação municipal, de acordo com a Lei 8.232/2011.
— A prefeitura segue em constante diálogo com a concessionária que presta serviços de coleta de lixo e limpeza em Campos. Desde março, houve a necessidade de reajustar o contrato de prestação de serviços para adequação à atual capacidade financeira da prefeitura. Sugerimos um estudo para que a população seja afetada o mínimo possível. Então, a coleta de lixo segue sem alterações. Precisamos, apenas, que a população não descarte lixo ou entulho em locais proibidos, o que deveria ser o padrão — disse o secretário de Desenvolvimento Ambiental, Leonardo Barreto.
Desde o início da quarentena contra o coronavírus, a geração de resíduos dobrou no município de Campos e na mesma proporção o descarte irregular de entulho e lixo. O volume coletado passou de 20 mil toneladas/mês para 40 mil toneladas/mês. “Há a necessidade de que a população esteja ciente de que o lixo domiciliar deve ser descartado na coleta lixo regular feita pelos caminhões em bairros e distritos e os entulhos podem ser descartados em um dos oito Peves”, diz Leonardo.
Pontos adequados para descarte
 Ecoponto Penha (Av. Doutor Newton Guaraná);
Caju (XV de Novembro ao lado do Cemitério do Caju);
Zuza Mota (Av. Zuza Mota, 335);
Rui Barbosa (Av. Nossa Senhora do Carmo);
São Caetano (Av. Anitta Peçanha);
Julião Nogueira (Rua Wilson Amaro de Freitas)
Flamboyant (Rua Raul Escobar, prolongamento da Rua Formosa
Farol de São Thomé (Rádio Velho, rua atrás da Escola Municipal de Farol)
Fonte: ASCOM CAMPOS DOS GOYTACAZES

Publicidade

Anterior

Consumo de combustíveis tem pior março desde 2011 com quarentena

Seguinte

Prefeitura estabelece Plano de Suspensão Emergencial