Publicidade
DNewsREGIONAL

Prefeitura acolhe pedido de apoio da Acic para mudar nome de trecho da BR-101

O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcelo Mérida, acolheu a proposta da sociedade civil, por meio da Associação Industrial e Comercial de Campos (Acic), para encaminhar pleito aos prefeitos da região e ao governo federal para providenciar a troca do nome do trecho Norte Fluminense da BR-101, entre a ponte Rio-Niterói e a localidade de Safra, no limite entre os estados do Rio e Espírito Santo, de Mário Covas (ex-governador do Estado de São Paulo), para Nilo Peçanha (campista ex-governador do RJ, ex-ministro e ex-presidente da República).
“A necessidade de elevar a autoestima também tem sido levada em conta nas reuniões que temos debatido propostas para reestruturar Campos no aspecto econômico e social. Neste propósito, temos dialogado com entidades da sociedade civil, e acolhemos, por exemplo, sugestão do presidente da Acic, Leonardo Abreu, de fazermos gestão política com autoridades de Campos e de outras cidades fluminenses para providenciar a troca do nome do trecho Norte Fluminense da BR-101 para Nilo Peçanha, campista, ex-governador do Estado do RJ e ex-presidente da República”, justifica Marcelo Mérida.
Conforme a proposta, o trecho Norte Fluminense da BR-101, passaria a se chamar Rodovia Presidente Nilo Peçanha. Leonardo Castro ressalta que “o momento é de unir forças para que Campos possa retornar a crescer economicamente, gerando emprego e otimizando a arrecadação com os impostos”.
QUEM FOI – Nilo Peçanha foi um campista notável, que tem seu nome na história do Brasil pelos seus feitos no final do período do Brasil Império e, também, na República. Ele é o patrono da Educação Profissional e Tecnológica do Brasil, por ser fundador das Escolas Técnicas Federais, atual IFFs (Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia). Nilo Peçanha foi presidente do Rio de Janeiro por duas vezes, deputado constituinte, presidente da República e Ministro das Relações Exteriores. Um marco importante de Nilo Peçanha na Educação de Campos é a atual universidade do IFF Campos (Instituto Federal Fluminense de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense), oriundo do então Sistema Federal das Escolas de Aprendizes de Artífices, transformadas em Escola Técnica Federal, Cefet (Centro Federal de Ensino Tecnológico) e IFF.
Fonte: Comunicação PMCG

Publicidade

Anterior

Ocupação de leitos ultrapassa 80% da capacidade em 17 estados e no DF

Seguinte

Auxílio emergencial estadual será sancionado nesta terça-feira