Publicidade
REGIONALSAÚDE

Prefeitura abre novos leitos, inicia testagem em massa e mantém lockdown parcial

A partir da próxima segunda-feira (22) Campos entrará na terceira semana do Plano de Retomada de atividades econômicas e sociais – Campos Daqui Para Frente. Entendendo a necessidade de atendimento à população, mais uma vez o município ampliou o número de leitos da rede municipal de saúde direcionados ao tratamento de pacientes com Covid-19. Além disso, a Prefeitura já iniciou o processo de testagem em massa, com 30 mil testes, inicialmente. Na última semana, haviam sido direcionados 154 leitos da rede municipal exclusivamente para o enfrentamento a pandemia (sendo 56 leitos de UTI, 94 leitos clínicos, 3 leitos de UPG e um de estabilização). Esta semana já são 72 leitos de UTI e 123 leitos clínicos, totalizando 199 leitos voltados, exclusivamente, para atendimento a pacientes com covid-19.
Através de decreto publicado neste sábado (20), no Diário Oficial , ficou estabelecido que o município continuará na fase 4, a fase laranja, de lockdown parcial. O decreto, que começa a valer a partir da próxima segunda (22) e segue até o dia 28 de junho, segue os direcionamentos da última semana , contudo, traz algumas adaptações.
De acordo com o decreto, está autorizado o funcionamento de Autoescolas, desde que as medidas de segurança e higienização previstas, sejam cumpridas rigorosamente. Aulas teóricas estão proibidas na fase laranja. Somente será permitida a aula prática, que deverá ser individual, realizada com os vidros abertos (categorias B, C, D e E), adotando-se horários que permita a desinfecção completa do veículo entre um aluno e outro (volante, marchas, freio de mão, painel, retrovisores, maçanetas, cinto de segurança, tapetes e comandos de setas). Também deverá ser feito o controle de temperatura de trabalhadores e alunos. Através do decreto, está permitida, ainda, a reabertura dos estacionamentos rotativos, seguindo uma série de determinações, dentre elas a ocupação de apenas 50% das vagas. As lojas poderão receber, na porta do estabelecimento, crediários e títulos similares, mas os consumidores não poderão ter acesso ao seu interior. Em caso de fila, o distanciamento deve ser de, pelo menos, dois metros. Fica autorizada a realização de cursos e/ou treinamentos obrigatórios para os segmentos offshore, portuário e de construção civil, adotadas as medidas especificadas no decreto.
De acordo com o prefeito, Rafael Diniz, o município, mesmo em meio a dificuldade financeira, não está medindo esforços para enfrentar a pandemia do Coronavírus. Esta semana, a Prefeitura providenciou, mais uma vez, o aumento no número de leitos na rede municipal, direcionado ao tratamento de pacientes Covid-19.
– Ainda na falta do Hospital de Campanha, prometido pelo Governo do Estado, mais uma vez ampliamos o número de leitos da nossa rede municipal de saúde. Na semana passada já havíamos criado e transformado 154 leitos da rede municipal exclusivamente para o enfrentamento a pandemia. Esta semana fizemos ainda mais. Agora já são 72 leitos de UTI e 123 leitos clínicos, totalizando 199 leitos voltados exclusivamente para atendimento a pacientes com covid-19. Estamos indo além, já iniciando o processo de testagem em massa da nossa população, quando pretendemos realizar em Campos 30 mil testes. Mas, ainda assim, a situação é grave e estamos quase no limite da nossa capacidade. Todo mundo sabe da falta de recursos que Campos enfrenta. Estamos colocando todas as energias no combate a pandemia mas se o Governo do Estado não fizer sua parte, a situação vai ficar ainda mais difícil. Não abriram o Hospital de Campanha, sequer responderam a outras soluções apresentadas pelo município. Diante da falta de resposta por parte do Governo do Estado, o município vai continuar fazendo tudo para proteger a saúde e a vida da nossa população- pontuou.
O Prefeito destacou, ainda, que a situação continua grave no município, levando em consideração o número de propagação da Covid 19 e a capacidade de atendimento da rede de saúde.
– De acordo com os números que levam em consideração a propagação da Covid-19 e a capacidade de atendimento da rede de Saúde, na próxima semana, continuaremos no nível 4, na fase laranja, que é de lockdown parcial. Passando a permitir o funcionamento de estacionamentos, autoescolas e pagamento de crediário nas lojas, tomando todas as medidas necessárias de higienização e distanciamento (com especificações detalhadas no decreto). Sem dúvida nenhuma outra grande preocupação é com o comércio e economia da cidade. Mas é hora de preservarmos vidas. O momento é de atenção redobrada até porque ainda não atingimos o pico da pandemia em nossa cidade, por isso é importante todo mundo fazer a sua parte mantendo o máximo de isolamento possível. Vidas estão em jogo e é hora de muita responsabilidade. Todo mundo fazendo a sua parte no combate ao coronavirus – ressaltou.
Neste sábado (20) foram confirmados 1.521 casos de Coronavírus – pelo departamento de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Saúde- com 113 óbitos, sendo 94 confirmados e 19 em investigação. Foram recuperados 471, destes.
Fonte: PMCG

Publicidade

Anterior

Autoescolas são autorizadas a funcionar pelo Detran-RJ

Seguinte

Coronavírus: começa neste domingo em Campos 3ª fase de testes do MS