Publicidade
ECONOMIAREGIONAL

Prefeito Wladimir inicia renegociação para pagamento da cessão de crédito à Caixa

O prefeito Wladimir Garotinho iniciou, na noite desta quarta-feira (18), em Brasília, a renegociação da dívida com a Caixa Econômica federal, referente à cessão de crédito dos royalties do petróleo, firmada em 2016. O prefeito se reuniu com a vice-presidente da Caixa, Tatiana Thomé, e equipe, em encontro agendado pela deputada federal Clarissa Garotinho, que também participou da reunião.  A operação foi necessária à época para garantir pagamento de funcionários e a prestação de serviços básicos à população, como o funcionamento de postos de saúde e hospitais. No final de 2015, Campos, assim como todo o país, foi atingido por uma crise econômica, que gerou uma queda brusca na arrecadação oriunda da exploração de petróleo.
O prefeito busca um acordo para pagamento de uma dívida de R$ 850 milhões com Caixa, já que o governo anterior parou de pagar parcelas de amortização da cessão de crédito. O acordo com a Caixa passou a ser descumprido no início da gestão passada, que começou a repassar valores inferiores aos negociados com o banco. Em 2020, o município suspendeu de vez os pagamentos, alegando carência de recursos para o combate ao novo coronavírus, na pandemia da Covid-19.
A obrigatoriedade do acordo para dar continuidade ao pagamento foi determinada pela 14ª Vara Federal do Rio, com a atual gestão tomando ciência no dia 9 de agosto. Uma das propostas foi de alongamento do prazo de pagamento dos débitos pela prefeitura, anteriormente previsto para 2026. Na reunião, o prefeito Wladimir Garotinho informou à diretoria da instituição que quer voltar a honrar o compromisso, mas é preciso que isso seja feito dentro da capacidade financeira da gestão municipal.
Caixa e Prefeitura designaram representantes para dar prosseguimento às negociações e a próxima reunião foi agendada para esta sexta-feira (20). “Fiquei muito otimista com a reunião. Campos é uma grande cidade que está retomando a credibilidade e o seu poder de negociação”, disse o prefeito.
  – Nosso mandato em Brasília é comprometido com o apoio aos municípios e prefeitos do nosso estado, por isso, entrei de cabeça para ajudar Campos a solucionar esse problema. A reunião foi muito produtiva e tenho certeza de que vamos chegar a uma acordo bom para ambas as partes -, concluiu a deputada Clarissa Garotinho.
Também participaram da reunião o chefe de gabinete do prefeito, Walter Jobe, e o assessor parlamentar da deputada Clarissa Garotinho, Thiago Ferrugem.
FONTE: COMUNICAÇÃO PMCG

Publicidade

Anterior

Saúde realiza repescagem para pessoas com 25 anos ou mais nesta quinta em Campos

Seguinte

População adulta deve estar 100% vacinada até outubro, diz Queiroga