Publicidade
POLÍTICA

Prefeito participa dos trabalhos de encerramento do Cidennf no exercício 2020

O Prefeito Rafael Diniz participou, nesta quinta-feira (10), da última reunião do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Nordeste (Cidennf). Primeiro Prefeito a ser presidente do Consórcio, Rafael destacou a importância do Cidennf para o fortalecimento dos municípios da região, que passaram a atuar, a partir do Consórcio, de forma mais integrada. Entre as pautas tratadas na última reunião, estavam a deliberação e aprovação das Diretrizes Orçamentárias e Orçamento Anual do exercício 2021 do Consórcio, que foram já aprovadas.

— Tenho muito orgulho de termos fundado e de ter sido o primeiro Prefeito a ser Presidente do Cidennf, que congrega hoje oito municípios. O Consórcio é uma ferramenta legal que possibilita o fortalecimento dos municípios da região que passam a atuar de forma integrada na busca de investimentos, recursos e na execução de ações de serviços públicos de interesse comum entre todos em áreas como o turismo, agricultura, saúde, infraestrutura, entre outros importantes segmentos. Meu agradecimento a todos os técnicos, a todas as técnicas, a todos os Prefeitos presentes que acreditaram na ideia do consórcio que hoje já traz diversos benefícios para a região- destacou o Rafael.

Também participaram do encontro virtual, entre técnicos que compõem o Conselho e do prefeito Rafael, a prefeita do município de Quissamã, Fátima Pacheco e o prefeito de Conceição de Macabu, Claudio Linhares. Além de representantes dos municípios de Cardoso Moreira e São Francisco de Itabapoana.

– Eu me lembro da primeira vez quando fomos convidados para ir a Campos para falar sobre a implementação desse consórcio. Um fato histórico para a nossa região. Há décadas a gente vinha falando em consórcio mas nunca saía do papel. Essa foi a primeira vez que foi tirado do papel. No cenário em que a gente vive hoje no Brasil, com a pandemia, a crise e com todas essas frentes desafiadoras que nós estamos enfrentando, cada vez mais precisamos trabalhar de forma social. O Cidennf trabalhou muito a articulação com os prefeitos e foi um casamento muito perfeito com toda a equipe – destacou a prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco.

Avanços Significativos– O Consórcio é formado por oito Câmaras Técnicas, entre elas a de Turismo, Agricultura, Meio Ambiente, Esporte, Lazer, Desenvolvimento Social, Gestão Pública e Saúde. Cada Câmara Técnica possui projetos voltados a região de desenvolvimento, em fase de estruturação ou já estruturados, para garantir maior avanço nestas áreas. Na agricultura, por exemplo, o Consórcio está implantando o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), onde, junto a outros oito municípios, passa a fazer toda a fiscalização e também o monitoramento para a liberação do selo, ampliando o mercado a nível regional, estadual e até nacional. Um dos eixos estruturantes deste projeto, é o desenvolvimento junto a agricultura familiar.

Em fase de implantação, está a Rota Caminhos do Açúcar, que consiste num projeto turístico regional que vai permear nos oito municípios do consórcio. Ele pretende desenvolver o turismo regional, onde vão ser trabalhados cinco eixos: turismo, agricultura ligada ao agroturismo e agricultura familiar, o meio ambiente, a cultura e o desenvolvimento econômico.

Além destes, outros projetos também foram desenvolvidos pelo Consórcio como a efetivação, através do chamamento público, de empresas ligadas a áreas de telemedicina para prestação de serviços junto aos municípios do consórcio e serão trabalhados, ainda, projetos de resíduos sólidos urbanos. No próximo ano, o Consórcio planeja estruturar, junto aos municípios, encontros para orientação na parte de gestão, para a capacitação e qualificação na área de pregão eletrônico e de gestão pública, através de treinamento de equipes.

Fonte: Prefeitura de Campos


Publicidade

Anterior

Totalmente revitalizada, Serra do Itaoca recebe visitantes respeitando protocolos

Seguinte

Obra gera desvio temporário de tráfego e mão dupla na ponte General Dutra