Publicidade
SAÚDE

Pesquisa revela aumento no número de pessoas com anticorpos contra covid-19 no Rio

 Hemorio, hemocentro coordenador do Rio de Janeiro, liberou neste sábado resultados preliminares de uma pesquisa inédita que aponta crescimento na presença de anticorpos entre a população.
Os dados, analisados em parceria com pesquisadores da SES, UERJ, UFRJ e Fiocruz, indicam que 28% dos doadores de sangue que estiveram no instituto nas últimas duas semanas já desenvolveram anticorpos contra a covid-19. A taxa era de apenas 4% nas primeiras semanas de abril.
O estudo, que já contou com 7.286 pessoas, continua sendo realizado e tem como objetivo mapear o índice de pessoas infectadas e com anticorpos no estado.
Diretor do Hemorio, Luiz Amorim considera os dados importantes para um mapeamento da evolução da covid-19 e afirma que os testes seguirão até o final da pandemia.
“Os doadores de sangue podem ser considerados uma população-sentinela, que nos possibilita acompanhar a curva da doença. Surpreendentemente, um número considerável de doadores já possui anticorpos contra o novo coronavírus, o que pode refletir a realidade da população em geral”, pontuou Amorim.

A expectativa é que, até o final de julho, mais 3 mil pessoas participem da pesquisa, que escolhe pessoas aleatórias que vão ao Hemorio, instituto responsável por abastecer com sangue as principais emergências, maternidades e unidades de saúde.

Fonte: JORNAL O DIA

Publicidade

Anterior

Caixa anuncia calendário de novos saques do FGTS; liberação começa em 29 de junho

Seguinte

Nova ação da Guarda evita aglomeração de banhistas em Lagoa de Cima