Publicidade
REGIONALSAÚDE

Outubro Rosa comemorado com palestras e exposição de fotos em SFI

Atividades com o objetivo de conscientizar população sobre o câncer de mama Foto: Ascom – PMSFI

No mês de outubro, fortalece-se a campanha de prevenção por meio do diagnóstico precoce do câncer de mama e colón de útero. Visando dar apoio e oferecer uma programação de serviços ao público feminino, a Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI), em parceria com o Núcleo de Prevenção e Apoio ao Paciente com Câncer e Familiares (Nuprapac), preparou uma programação especial para atender às mulheres sanfranciscanas.

As atividades terão início no dia 18 deste mês, das 14h às 17h, no Nuprapac com rodas de conversa, palestra motivacional ministrada pela Psicóloga Ludmila Lange, umas das responsáveis pelo Grupo de Apoio Recomeço que oferece acolhimento à pacientes em tratamento oncológicos no Hospital Dr. Beda II em Campos dos Goytacazes. No mesmo dia, o Nuprapac também fará exposição de fotografias.

“Nossas palestras irão orientar mulheres para diagnóstico precoce do câncer de mama, qualquer pessoa que quiser pode participar. Levaremos também autoestima às mulheres com a palestra de inteligência emocional que é um conceito em psicologia que descreve a capacidade de reconhecer e avaliar os seus próprios sentimentos e os dos outros” destacou a Oncologista Clínica Drª Elizabeth Uhl, médica coordenadora do Nuprapac em SFI, enfatizando ainda que em aproximadamente um mês de inauguração, o Nuprapac já acompanha 32 pacientes.

Foto: Divulgação

“É um grande avanço para pessoas que estão em situações de risco, pois dá um direcionamento a este paciente, um norte, este paciente não se sente solto, pois nós os acompanhamos e oferecemos uma direção”, enfatizou a médica, ressaltando que anteriormente os pacientes com suspeitas de câncer teriam que se deslocar a Campos para regulação da primeira consulta, demandando tempo. “Não podemos perder tempo quando o assunto é uma suspeita de câncer, nós corremos contra ele, pois o diagnóstico precoce é de suma importância nesses casos. Agora, quando um médico se depara com um paciente com suspeita da doença já o direciona para o Núcleo, que já regula a primeira consulta”, concluiu a oncologista clínica.

O Nuprapac em SFI fica na área central do município, na Avenida Vereador Edenites da Silva Viana, 180, próximo à Enel (antiga Ampla).

Ascom – PMSFI


Publicidade

Anterior

Parque Estadual do Desengano celebra Dia das Crianças com atividades para alunos da rede pública

Seguinte

Homologada a primeira aposentadoria pelo Instituto de Previdência de São João da Barra