Publicidade
DNews

Ônibus do Hemocentro recebe doações de sangue no IFF nesta quinta

(Foto: Divulgação)

A Unidade Móvel de Coleta de Sangue do Hemocentro Regional de Campos vai ficar até às 15h desta quinta-feira (13) no pátio do Instituto Federal Fluminense (IFF-Centro). Somente nas primeiras horas, mais de 10 pessoas — entre alunos, funcionários e moradores da região — participaram do gesto de solidariedade.

O estudante de Manutenção Industrial Pedro Henrique Soares, de 22 anos, disse que seguiu o exemplo da sua família. “Desde pequeno vejo meu pai doando sangue. Quando completei meus 16 anos, a primeira coisa que eu pedi foi para doar sangue. Somos cristãos, e penso que assim como Jesus Cristo deu a vida por nós, podemos ajudar os nossos irmãos com esse pequeno gesto”, disse Pedro Henrique.

Segundo a hematologista Daniela Tudesco, o objetivo da unidade móvel é facilitar a aproximação do doador do Hemocentro para aumentar o número de coletas.

 — O estoque do Hemocentro atualmente está abaixo do ideal, precisando de todos os tipos sanguíneos, mas, em especial, os tipos O positivo e O negativo — conta Daniela Tudesco.

A auxiliar administrativo do Núcleo de Apoio e Promoção ao Bem Estar do Servidor (NAPBEM) do IFF, Sílvia Crespo, explica que esta é a segunda que a coleta é realizada na instituição de ensino. “Fizemos toda campanha com panfletos e cartazes conscientizando, com objetivo de motivar não só os alunos, mas toda equipe do IFF”, explica.

Para a comerciante Marlene Azeredo, de 53 anos, a divulgação da programação do ônibus do hemocentro é muito importante. “Fiquei sabendo através de um site de comunicação e já vim preparada. Sou doadora, e percebi que doar sangue é um ato bem simples e rápido”, conta Marlene.

Interessados devem apresentar documento original com foto, ter acima de 16 anos e menos de 69. Menores de 18 anos devem comparecer com o responsável legal, já os maiores de 60 anos só poderão doar sangue se já tiverem doado anteriormente. As doações no Hemocentro, anexo ao Hospital Ferreira Machado (HFM), acontecem todos os dias, incluindo sábados, domingos e feriados, das 7h às 18h. Para doar é necessário estar com boa saúde, não ter ingerido alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação e pesar mais de 50 kg.


Publicidade

Anterior

Titulares do Americano não passam do zero com reservas do Macaé

Seguinte

Neymar chega ao PSG, pede estreia no sábado e diz que não busca protagonismo