Publicidade
SAÚDE

Ministério identifica 39 casos suspeitos de Covid-19 antes do primeiro confirmado

O Ministério da Saúde identificou 39 casos suspeitos de Covid-19 que teriam surgido no país antes do dia 26 de fevereiro, data em que foi confirmado oficialmente o primeiro caso da doença no país. A informação foi dada nesta terça-feira pela pelo secretário substituto de Vigilância em Saúde, Eduardo Macário. Segundo ele, o ministério enviou ofícios aos estados para investigar esses casos.

Esta é a segunda vez que o Ministério da Saúde admite a possibilidade de que os primeiros casos da Covid-19 tenham surgido no Brasil antes do dia 26 de fevereiro, quando o caso de um homem de 61 anos de idade em São Paulo se tornou o primeiro caso oficial da doença no país.

De acordo com Macário, dos 39 casos suspeitos, 25 teriam ocorrido em São Paulo e o restante em outros oito estados. Ele afirmou que, antes de o ministério confirmar oficialmente que esses casos foram, de fato, os primeiros do país, as secretarias estaduais de saúde terão que fazer investigações locais.

– Antes do Ministério da Saúde, em conjunto com estados e municípios, realizarem qualquer divulgação de informações mostrando se existia ou não circulação do vírus antes de 26 de fevereiro é necessário que os estados realizem esse processo de análise e verificação dos casos – afirmou Macário.

Na segunda-feira, um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) indicou a existência de casos da doença em janeiro, antes da confirmação oficial do primeiro caso da Covid no país.

De acordo com o último balanço do Ministério da Saúde, o Brasil tem 168.331 casos confirmados da Covid-19 e 11.519 mortes.

Fonte: O GLOBO


Publicidade

Anterior

Sorteio define que Lewandowski decidirá se Bolsonaro deve ou não mostrar exames de coronavírus

Seguinte

Governo adia cobrança de R$ 9,6 bi em impostos de empresas e pessoas físicas