Publicidade
CULTURA

Maior evento científico do RJ começa hoje na UENF

A conferência de abertura será proferida pelo presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPD), o físico Ildeu de Castro Moreira

A Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) abriga a partir desta segunda-feira (25/06) o maior evento científico do Estado do Rio de Janeiro.

O X Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica (CONFICT)/III Congresso Fluminense de Pós-Graduação (CONPG) será aberto às 14h, no Centro de Convenções Oscar Niemeyer e se estende até sexta-feira, (29/06), reunindo mais de 1.400 trabalhos de pesquisa, que serão apresentados em sessões orais e pôsteres.

A conferência de abertura será proferida pelo presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPD), o físico Ildeu de Castro Moreira. Doutor em Física pela UFRJ, Ildeu é professor do Instituto de Física e do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências da UFRJ. Ele trabalha nas áreas de física teórica (sistemas não-lineares), história da ciência, em particular história da ciência no Brasil, e comunicação pública da ciência.

O X CONFICT/III CONPG reúne três instituições: UENF, IFF e UFF. O tema do evento, este ano, é “Ciência no nosso dia a dia”. A programação inclui palestras, minicursos, sessões de banners, sessões orais, reuniões e apresentações culturais. Veja mais informações e a programação completa no site do evento.

Lançamentos de livros – E nesta terça (26/06), a partir das 14h, haverá o lançamento de três livros durante o evento. Um deles é “Crônicas da Globalização”, de autoria do professor Arthur Soffiati (UFF). Com prefácio do professor José Luís Vianna da Cruz, o livro reúne textos sobre o processo de globalização ocidental na visão de um eco-historiador, analisando-a em seus impactos sociais e ambientais, no âmbito local e mundial.

Os demais livros a serem lançados são de autoria das professoras da UENF  Vera Deps (Laboratório de Estudos da Educação e Linguagem) – escrito em parceria com sua doutoranda – e Veruska Reis (Laboratório de Cognição e Linguagem).

Fonte: Ascom

Publicidade
Anterior

Programa do Artesanato Brasileiro terá ação para cadastramento em Campos, no RJ

Seguinte

Soldado do Exército baleado na cabeça é velado em igreja em Guarus, em Campos, no RJ