Publicidade
ESPORTES

Leonardo Funkler e Alice Tamyres vencem categoria elite da Prova Ciclística

O ciclista Leonardo Henrique Finkler, 19 anos, natural do Rio Grande do Sul, foi o grande campeão da 74ª prova ciclística de São salvador, que reuniu nesta segunda-feira (06/08), Dia do Santíssimo Salvador, padroeiro de Campos, mais de 300 atletas na pista e cortou as principais ruas da cidade. Já na categoria elite feminina, o título ficou com a paulista de Indaiatuba Alice Tamyres Leite de Melo. O prefeito Rafael Diniz fez a entregou do troféu aos atletas da categoria elite.
“Mais uma vez, tive a oportunidade de participar da entrega dos troféus para as campeãs desta tradicional prova ciclística, uma das mais antigas do país e que faz parte da história de Campos, completando, agora em 2018, 74 anos. Acredito no esporte como uma ferramenta de transformação e mudança da nossa cidade e o resultado está aí. A prova faz parte da programação esportiva em homenagem ao padroeiro do município, o Santíssimo São Salvador. Fui à missa e ainda pude participar dessa grande festa”, comentou o prefeito Rafael Diniz.
Essa foi a primeira vez que o gaúcho Finkler participou da competição. Ele destaca que a disputa foi acirrada e a vitória foi decida por uma diferença de 4 milésimos. “A vitória hoje foi uma grata surpresa para mim que estou participando pela primeira vez. Ainda levo a liderança para a minha equipe São Francisco Saúde que também garantiu o terceiro lugar para o colega Cristian Egídio da Rosa”, frisou o gaúcho. Ele pedala há seis anos ejá acumula o título júnior de campeão Pan-Americano 2017 e tri campeão brasileiro júnior.
Leonardo Henrique Finkler concluiu a prova em 1.50 min, 32 segundos e 72 milésimos, enquanto o vice campeão da prova, o ciclista de Natividade Maicke Renê Monteiro Pereira, levou 1h50min32 segundos e 76 milésimos. Campeã na categoria feminino, Alice Tamyres Leite de Melo, 23 anos, também estreou em Campos, garantindo o título. “A vitória me surpreendeu porque o nível das atletas é muito bom. Meu objetivo é continuar pontuando para ranking nacional, no qual estou liderando e gostaria de conquistar o título de campeã brasileira”, explicou a jovem atleta que descobriu o ciclismo há 8 anos. Alice Tamyres gostou do resultado e já confirmou presença para a prova em 2019.
A tradicional Prova Ciclística de São Salvador começou às 7h, na Avenida Alberto Torres, e contou com seis categorias. O percurso foi de 3.650 metros para fechar cada volta. O evento é organizado pela Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro- (Fecierj) e contou com a apoio da Prefeitura de Campos, por meio da Fundação Municipal de Esportes (FME), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Guarda Civil Municipal (GCM) e o Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), que se uniram em prol da tradição do evento. A Prova Ciclística foi realizada pela primeira vez em seis de agosto de 1945,organizada pelo o ex-combatente da 2ª Guerra Mundial Gerardo Maria Ferraiouli, o Patesko, atendendo à sugestão do pai Vicente Ferraiouli.
Para o presidente da FME, Raphael Thuin, manter essa tradição é fundamental. “É um compromisso com o povo campista e com os ciclistas que vêm de diferentes partes do país, para participar desta prova que também pontua para os rankings estadual e nacional. A prova está aqui! Conseguimos reunir mais de 300 atletas, sendo que mais de 100 de outros estados, concluiu Thuin.
CLASSIFICAÇÃO
Elite masculino
1º – Leonardo Henrique Finkler
2º – Maicke Renê Monteiro Pereira
3º – Cristina Egídio da Rosa
Elite feminina
1ª – Alice Tamyres Leite de Melo
2ª – Anelise Rocha Assumpção
3ª – Janis Cordeiro de Pinho Paes
Fonte: Supcom

Publicidade
Anterior

PM estoura casa de jogos de azar e apreende 25 máquinas caça-níqueis e dinheiro

Seguinte

Duas pessoas gravemente feridas em acidentes em Farol e na Tapera