Publicidade
REGIONAL

Golfinho encontrado morto em praia de Rio das Ostras

Golfinho foi encontrado morto na Praia de Costazul, na tarde de terça

Um golfinho da espécie Pontoporia blainvillei, também conhecido como “Toninha”, foi encontrado morto na Praia de Costazul, no município de Rio das Ostras, no final da tarde de terça-feira (26). De acordo com populares, o animal estava boiando na altura da Avenida Governador Roberto Silveira e chegou a areia já morto. Ele foi recolhido pela Guarda Ambiental e colocado no calçadão da praia.

Uma mensagem se espalhou nas redes sociais na tarde de terça (26), informando que o animal havia sido morto no calçadão, boato que foi desmentido pela Guarda Ambiental de Rio das Ostras, que esperou no local por especialistas do Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Sócio-Ambiental de Macaé (NUPEM/UFRJ), que recolheram o golfinho para estudos com o objetivo e descobrir a causa da morte do animal.

“Pode ser que não seja identificada a causa da morte no primeiro momento. Tudo depende das condições do animal. Através de fotos, não consegui analisar se haviam marcas de rede de pesca. Vamos fazer isso de forma mais detalhada no momento da necrópsia”, relatou a bióloga e mestre em Ciências Ambientais e Conservação de Mamíferos Marinhos, Bruna Pagliani.

Muitos animais marinhos encalhados no litoral do Estado

Em Búzios, com a ajuda incansável de populares, uma baleia foi desencalhada no final de agosto

No final do mês de agosto, entre os dias 24 e 26, pelo menos três baleias encalharam no litoral do Estado do Rio de Janeiro. A primeira ficou encalhada na Praia Rasa, em Búzios, no dia 24, mas foi devolvida ao mar após grandes esforços de especialistas e populares. O animal chegou a ficar mais de 24 horas fora d’água.

O segundo animal, uma baleia jubarte, encalhou na Baía de Sepetiba, na Zona Oeste da capital fluminense, no dia 25 de agosto. Biólogos levaram para uma área isolada e ainda trabalham para salvar o mamífero e devolvê-lo ao seu habitat natural.

No dia seguinte, dia 26 de agosto, mais uma baleia foi encontrada encalhada, desta vez, numa região conhecida como Praia do Sul, no sudoeste de Ilha Grande, em Angra dos Reis. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o animal apareceu pela manhã. Uma equipe do Instituto estadual do Ambiente (Inea) auxiliou nos trabalhos.

Da Redação com Cidade24h  Foto: Divulgação


Publicidade

Anterior

Prazo para inscrição no concurso do TRE-RJ será encerrado nesta quinta-feira

Seguinte

Sem chuva, abastecimento de água reduzido em 3 municípios do Noroeste Fluminense