Publicidade
ECONOMIA

GNV é o combustível mais econômico no Rio de Janeiro

O gás natural veicular (GNV) é hoje o combustível mais competitivo e econômico no Rio de Janeiro, quando comparado aos demais. Considerando a média de preços praticados nos postos, quem utiliza GNV chega a economizar até 51,3% por mês em relação a gasolina; ou 58,5% sobre o etanol. No dia 1º de maio, a tarifa do gás natural para o GNV sofreu redução de 7,7% na área da Ceg (Região Metropolitana) e de 8,8% na área da Ceg Rio (interior do estado).

Hoje, um carro popular percorre aproximadamente 14 quilômetros com 1 m³ de GNV, 7 quilômetros com 1 litro de etanol e 10 quilômetros com 1 litro de gasolina. Para anular essa competitividade, o GNV deveria custar o dobro do valor do etanol, tomando como base as unidades de comercialização atual: gasolina e etanol em litros, e GNV em metros cúbicos.

Além de ser mais econômico, o GNV também é menos poluente: ele emite 25% menos dióxido de carbono do que a gasolina. E quem opta pelo combustível tem direito a um desconto de 62,5% no IPVA.

Para auxiliar no cálculo de rendimento e economia com o uso do GNV em metros cúbicos, a Naturgy oferece em seu site um aplicativo web, o Simulador de Economia (http://peopleinteractive.com.br/gnv/). Além disso, o motorista conta com um aplicativo para celular (Simulador GNV) que indica a localização de postos de abastecimento com GNV,além de esclarecer mitos e conferir dicas de segurança.

Fonte: JORNAL O DIA


Publicidade

Anterior

Corrida por leitos: Fila de espera poderia ser zerada se hospitais de campanha estivessem funcionando

Seguinte

Primeiro dia de lockdown em Campos tem boa adesão da população