Publicidade
POLÍCIA

Forças de segurança cumprem mandados de busca e prisão contra criminosos em Campos, no RJ

Militares atuam em comunidades de Guarus (Foto: Osiel Azevedo/Inter TV)

Aproximadamente 800 agentes das Forças Armadas, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Corpo de Bombeiros e Ministério Público do Estado do Rio (MPRJ) realizam desde a madrugada desta quinta-feira (9) uma grande operação contra a criminalidade para cumprir mandados de prisão e busca e apreensão em Guarus, subdistrito de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. A área abrange cerca de 15 mil habitantes.

A ação foi batizada como Operação Cruzada e é realizada no contexto das medidas implementadas pela Intervenção Federal na Segurança Pública no Estado do Rio.

As comunidades abrangidas pela operação são Parque Eldorado I e II, Parque Santa Rosa, Parque Santa Clara e Parque Prazeres.

Área de cobertura da operação abrange cerca de 15 mil habitantes (Foto: Letícia Antunes/Inter TV)

Segundo o MPRJ, são 126 mandados de busca e apreensão em casas populares que foram invadidas por traficantes de drogas da região, que expulsaram os moradores com o objetivo de implementar redutos para depósito de armas e de drogas, ponto de venda de entorpecentes e abrigo para comparsas.

As investições do MPRJ apontam que casas populares foram invadidas mediante violência e ameaça. Os criminosos expulsaram os moradores de suas residências e as invadiram, chegando a executar os resistentes quando não atendidos.

Ação das forças de segurança começou na madrugada (Foto: Osiel Azevedo/Inter TV)

De acordo com o MPRJ, a região onde a operação está acontecendo é dominada pelo tráfico de drogas, onde inúmeros homicídios e tentativas tem ocorrido. Dados do órgão apontam que de janeiro deste ano até o início de agosto, foram registradas na 146ª Delegacia Legal de Guarus, 154 vítimas de tentativas de homicídio e 120 vítimas de homicídio.

Os homens do Exército estão atuando no isolamento e controle do perímetro externo das comunidades e a PM operando no interior dos bairros, verificando denúncias de atuação criminosa.

A Polícia Civil está cumprindo os mandados e a PRF apoia no bloqueio e controle do tráfego das rodovias federais da região.

Operação é realizada no contexto das medidas implementadas pela Intervenção Federal na Segurança Pública no Estado do Rio (Foto: Andre Dias/Inter TV)

As ações envolvem ainda a revista de pessoas e de veículos, a checagem de antecedentes criminais e a remoção de barricadas erguidas por criminosos. A operação conta com apoio de veículos blindados e aeronaves.

Durante a ação, funcionários da concessionária local de energia elétrica estão aproveitando a estabilidade e o acesso propiciados pelas forças de segurança para trabalhar na identificação e eliminação de “gatos”.

As tropas distribuem folhetos solicitando a colaboração da população. São oferecidos dois canais: um telefone para denúncias anônimas, (21) 2253-1177, e um e-mail para dúvidas, reclamações, comentários e sugestões, ouvidoria.intervencao@cml.eb.mil.br.

Comunidades abrangidas pela operação são Parque Eldorado I e II, Parque Santa Rosa, Parque Santa Clara e Parque Prazeres (Foto: André Dias/Inter TV)

Forças Armadas estão atuando no isolamento e controle do perímetro externo das comunidades e a PM operando no interior dos bairros (Foto: Osiel Azevedo/Inter TV)

Publicidade
Anterior

Criminosos quebram parede e furtam R$ 72 mil de lotérica em Campos, no RJ

Seguinte

Mulher de 40 anos internada com meningite bacteriana no Hospital Ferreira Machado