Publicidade
ECONOMIAREGIONAL

Estado e prefeitura do Rio avaliam nesta segunda flexibilização de restrições

O governo do RJ vai fazer uma reunião nesta segunda-feira (1) para definir como vai ser a reabertura gradual da economia. As medidas de isolamento continuam valendo por mais uma semana e um novo decreto deve ser publicado ainda nesta manhã.

O prefeito Marcelo Crivella também vai fazer nesta segunda uma reavaliação das restrições e do isolamento social na cidade do Rio. Na semana passada, Crivella disse que já há protocolos pensados para atividades que poderão ser as primeiras a voltar em junho.

Apesar da possibilidade de reabertura gradual de algumas atividades, o número de casos e mortes de Covid-19 seguem crescendo no estado e na capital. Nas últimas 24 horas, foram confirmadas mais 67 mortes e 968 novos casos no estado. Agora, são 5.344 mortes e 53.388 casos confirmados no RJ.

Só na capital, são 3.578 mortes e 29.157 casos de coronavírus.

Cronograma de flexibilização

Para tratar da reabertura gradual no estado, o governo do estado vai ter uma reunião com representantes de várias secretarias e com a comissão de saúde. A ideia é discutir o cronograma de flexibilização das medidas restritivas e as regras técnicas para cada área ou serviço.

Uma das propostas que está sendo estudada é a de tentar reabrir a partir de 8 de junho shoppings e centers comerciais no horário entre 12h e 20h. O uso de máscara, álcool em gel e a distância segura de 1 metro entre as pessoas devem ser mantidos.

Já a capacidade da praça de alimentação e dos estacionamentos deve ser limitada a 50%, e os cinemas e as áreas de recreação continuariam proibidos.

De acordo com a proposta, ficariam também proibidas até 21 de junho as seguintes atividades:

  1. Funcionamento de academias e centros de ginástica
  2. Frequência da população a praias, lagoas, rios e piscinas públicas
  3. Realização de eventos, shows, uso de salões de festa e abertura de pontos turísticos, cinemas e teatros
  4. Visitação a presidiários
  5. Aulas presenciais
  6. A circulação de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros nas modalidades regular, fretamento e complementar entre o conjunto formado pelos municípios de Volta Redonda, Barra Mansa, Pinheiral e os demais municípios do estado do Rio.

Fonte: G1


Publicidade

Anterior

Volta às aulas em debate: propostas vão de 'apagar' primeiro semestre a corte de carga horária

Seguinte

Auxílio emergencial começa a ser creditado na conta de beneficiários