Estado do Rio tem previsão de mais chuva até a noite desta terça
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para possibilidade da chuva continuar de forma moderada em todo o Rio de Janeiro até a noite desta terça-feira (14).
De acordo com o Inmet, a chuva pode ser mais intensa no norte do estado. A temperatura máxima desta segunda-feira (13) na capital foi de 28,2°C, na Vila Militar. Para os próximos dias a previsão é de chuva com trovoadas no final da tarde.
Pela manhã, a chuva atingiu a capital e a Região Metropolitana do Rio com intensidade.
Nas últimas 24 horas choveu 75,6 milímetros na região da Rocinha, o que representa 43% do esperado para todo o mês de janeiro, que é de 174,3 milímetros, de acordo com o Alerta Rio.
Recomendações
Por conta da chuva, a prefeitura faz as seguintes recomendações:
- Não se desloque pelas regiões mais afetadas pela chuva;
- Evite áreas sujeitas a alagamentos e/ou deslizamentos;
- Não force a passagem de veículos em áreas aparentemente alagadas;
- Em casos de ventos fortes e/ou chuvas com descargas elétricas, evite ficar próximo a árvores ou em áreas descampadas;
- Em pontos de alagamento, evite contato direto com postes ou equipamentos que possam estar energizados;
- Evite o contato com a água de alagamentos. A água pode estar contaminada e oferecer riscos à saúde;
- Verifique se há sinais de rachaduras em sua residência. Ao perceber trincas ou abalo na estrutura, acione a Defesa Civil pelo número 199 e evite ficar em casa;
- Moradores de áreas de risco precisam ficar atentos aos alertas sonoros. O acionamento das sirenes indica perigo de deslizamento. As pessoas devem se deslocar para os pontos de apoio estabelecidos pela Defesa Civil Municipal. Os locais são informados pelo número 199;
- Fique atento às informações divulgadas pelos veículos de comunicação e nas redes sociais do Centro de Operações Rio;
- Se necessário, use os telefones de emergência 193 (Corpo de Bombeiros) e 199 (Defesa Civil).
Fonte: G1
Publicidade