Publicidade
SAÚDE

É possível ganhar Massa Magra com o Pilates? Conheça todos os benefícios!

Atualmente temos cada vez mais a vida fitness incorporada em nosso cotidiano, desde crianças que participam de aulas especiais até a terceira idade, onde cada grupo de pessoas busca um objetivo para manutenção de saúde e melhora na qualidade de vida.

Temos as crianças, que estão em busca atividades capazes de promover o maior gasto de energia, e consequentemente aumentar seu metabolismo, visto que nos dias atuais as casas perderam seu quintal, o que gera uma certa ociosidade e um aumento de peso pela falta de atividade física praticada.

Temos os jovens adultos que estão em busca de um corpo perfeito – o que importa muito nessa fase da vida é a hipertrofia muscular – ou seja, o ganho de volume muscular, o que sugere pessoas saudáveis.

E a terceira, ou melhor idade, que busca uma ganho de qualidade de vida e a manutenção de massa magra, que começa a ser perdida nessa fase da vida.

No entanto, o que muita das pessoas não sabem, é que trabalhar o desenvolvimento muscular a curto prazo, para promover a hipertrofia de forma rápida e fazer uso de anabolizantes ou qualquer outro tipo de substância que auxiliem seu crescimento, a logo prazo, não promove benefícios para a saúde.

Pelo contrário, acaba por lesionar músculos e articulações de maneira, em alguns casos, irreversíveis. E, tudo isso apenas para ter uma falsa sensação de vida saudável e um corpo aceito ou imposto como perfeito.

Massa Magra X Massa Gorda

Nosso corpo é nosso templo e devemos cuidar dele com esmero, como já dizia  Joseph Pilates: “Seu corpo é seu maior bem, ele guarda e reflete sua alma. Cuide dele como se fosse uma pedra preciosa e nós o lapidaremos”.

O fato é que quase ninguém pensa que irá envelhecer, ou pelo menos uma pequena parte da população de adultos jovens tem esse tipo de consciência.

As células do nosso organismo também sofrem esse processo de envelhecimento, fazendo com que o nosso metabolismo seja cada vez mais lento e o ganho de massa magra começa a ser cada dia mais dificultoso. Essa fase da vida tem seu início a partir dos 30 anos de idade de qualquer individuo.

E para evitar a perda de massa magra e conseguir manter uma boa qualidade de vida, devemos nos preocupar em ganhar massa de forma correta e descartar as formas nocivas ao nosso organismo. Porém para que isso se torne parte de nosso cotidiano é necessário saber a diferença entre massa gorda e massa magra.

Na massa gorda encontramos o peso da nossa gordura propriamente dita, é aquilo que de fato queremos eliminar, porém o que poucos sabem, é que precisamos ter uma porcentagem de massa gorda para a proteção de órgãos.  Porém quando esse nível foge da quantidade ideal pode desencadear patologias, como por exemplo:

  • Diabetes
  • Hipertensão Arterial
  • Dislipidemia (Colesterol Alto)
  • Problemas Cardíacos

Já a massa magra é composta por músculos, órgãos vitais, ossos e líquidos corporais, e quanto maior nossa porcentagem de massa magra, maior e mais rápida é a nossa perca calórica.

Para que haja um ganho maior de massa magra e maior metabolismo da massa gorda é preciso uma dieta equilibrada associada à pratica de atividades físicas de forma regular. Para auxiliar nesse processo podemos incluir em nosso cardápio alimentos ricos em proteínas, entre eles temos:

1) Clara de Ovo – Ela é uma das melhores fontes de proteína. Tem componentes que colaboram para a reparação dos tecidos musculares, entre outros benefícios.

2) Carnes Magras em Geral – Carne Vermelha, Frango e Peixes são excelentes fonte de proteínas, vitaminas (ex.: complexo B) e minerais (ex.: ferro). Estes alimentos possuem aminoácidos essenciais para a construção muscular. Uma ótima opção quando precisamos de praticidade é o atum, também rico em proteínas.

3) Leguminosas – Feijão, Lentilha, Ervilha, Fava, Grão de Bico e Soja também são consideradas boas fontes de proteínas, além de serem ricas em fibras, vitaminas e minerais.

4) Arroz e Feijão – Essa combinação além de fazer parte dos hábitos alimentares dos brasileiros, também fornece uma proteína de ótima qualidade, fornecendo todos os aminoácidos essenciais.

Para que haja uma correta ingestão proteica às necessidades nutricionais de cada um, é preciso uma ajuda de um nutricionista, ele é o profissional responsável e será capaz de contribuir para o aumento da massa muscular e melhor desempenho do seu organismo, pois o excesso de proteína também pode ser prejudicial a sua saúde.

Pilates para Bem Estar e Qualidade de Vida

As aulas de Pilates para grupos especiais, tem como objetivo modelar o corpo e ganhar massa magra a longo prazo, de forma gradual e sem lesão muscular significante, mantendo uma vida saudável no processo de envelhecimento.

É importante salientar que os exercícios realizados durante as aulas devem ser adaptados para que sejam executados de forma correta e sem a intenção de provocar lesões.

Pelo contrário, estaremos visando o bem estar e a melhora da qualidade de vida, visto que a segundo o IBGE, a estimativa de vida hoje é de 75 anos, e que eles querem estar ativos, não precisando de auxílio para os pequenos afazeres do dia-a-dia.

No entanto, é muito importante ressaltar ainda que o ganho de massa magra não é o objetivo principal dos adeptos à prática de Pilates, cujos fundamentos baseiam-se em: respiração, fluidez, concentração, centralização, precisão e controle.

Porém, com a prática constante e a assiduidade dos exercícios físicos podemos dizer que o ganho de massa magra existe, e é conseguido de forma correta, sem a lesão de fibras e algias musculares desnecessárias.

A técnica ainda apresenta muitas variações de exercícios e benefícios que ajudariam a prevenir e proporcionar um alívio de dores crônicas, aquelas obtidas com o passar dos anos e que não receberam a atenção necessária na época propícia.

Além disso, nos é permitido trabalhar as diferentes patologias de forma diferenciada proporcionando uma melhora global na vida desse idoso, mas para isso é preciso ter conhecimento das patologias e suas disfunções.

É sabido ainda que a prática de exercício físico regular melhora a força, a massa muscular e a flexibilidade articular de forma significativa, em indivíduos acima de 50 anos.

A prática constante de atividade física do idoso (a capacidade de adaptação fisiológica ao exercício) não difere da de indivíduos mais jovens, portanto as contra indicações são aquelas onde o idoso não será assistido de forma correta, assim como em qualquer outra fase da vida.

Além dos benefícios oferecidos pelo Pilates, temos ainda com a prática de atividade física:

  • Aumento do Volume Máximo de Oxigênio (VO2 máx)
  • Maiores Benefícios Circulatórios Periféricos
  • Aumento da Massa Muscular
  • Melhor Controle da Glicemia
  • Redução do Peso Corporal
  • Melhor Controle da Pressão Arterial de Repouso
  • Melhora da Função Pulmonar
  • Melhora do Equilíbrio de Forma Geral e Durante a Marcha
  • Menor Dependência na Realização das AVD’s
  • Melhora da Autoestima e Autoconfiança
  • Significativa Melhora da Qualidade de VidaNão podemos esquecer que a prática regular de qualquer tipo de atividade física promove uma diminuição na incidência de quedas e consequentemente uma melhora do equilíbrio, diminuindo risco de quedas e fraturas, além de diminuir o índice de óbito na Doença de Parkinson.

    No caso de idosos que não praticam exercícios físicos (sedentários) e nem possuem uma alimentação balanceada.

    Sabemos que este aumento de tecido adiposo na região abdominal pode apresentar riscos com relação às doenças do coração e surgimento de síndromes metabólicas como o diabetes mellitus, que contribuem para o aumento da mortalidade de uma forma geral.

    Por este motivo a prática de exercícios físicos de baixo impacto para idosos obesos torna-se indicada para prevenir comorbidades e proteger as articulações que sofrem com a sobrecarga, e desajustes motores durante a marcha.

    Além de servirem como forma de tratamento de possíveis lesões durante as praticas de AVD’s, como por exemplo, um engenheiro que trabalhou a vida toda fazendo projetos com a cervical numa posição viciosa e sem a musculatura forte o suficiente para manter sua curvatura normal.

    Podemos encontrar numa situação extrema uma lesão em chicote durante uma freiada brusca no trânsito.

    Sabemos que no Mal de Parkison há a perda da memória recente, rigidez durante os movimentos e diminuição ou perda de equilíbrio durante a marcha.

    A prática de atividade física promove a melhora da amplitude de movimento, melhora da mobilidade e força muscular, além de contribuir de forma positiva na coordenação motora, equilíbrio e concentração.

    Todos esses benefícios são provenientes das sequências de exercícios trabalhadas durante as aulas, que imitam uma coreografia, melhorando assim a percepção de movimentos combinados.

    Fonte: Blog Pilates


Publicidade

Anterior

Segurança é assassinado a tiros no Distrito de Goitacazes

Seguinte

Caminhão invade varanda de casa e motorista fica ferido em São Fidélis, no RJ