Dia de Combate à Exploração Sexual com atividades diversificadas em São João da Barra

As atividades, durante todo o dia, acontecerão no campo de futebol Geraldo Nunes Barreto
O Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes – 18 de maio –será lembrado com um evento na praia do Açu, 5º distrito de São João da Barra, aberto ao público de todas as idades. As atividades, durante todo o dia, acontecerão no campo de futebol Geraldo Nunes Barreto (ao lado da Escola Chrisanto Henrique de Souza) e a iniciativa é da Prefeitura de São João da Barra, envolvendo as secretarias de municipais de Assistência Social e Direitos Humanos, Educação e Cultura e de Saúde.
O objetivo, de acordo com o secretario municipal de Assistência Social, Alex Caetano de Souza, é chamar a atenção da sociedade para a triste realidade, seguindo a orientação da prefeita Carla Machado para que sejam desenvolvidas ações nesse sentido. “Todos os dias, meninas e meninos sofrem violências, entre elas o abuso e a exploração sexual, que podem ser praticados por estranhos, familiares ou conhecidos. A constante vigilância e a denúncia são alguns mecanismos de enfrentamento a estes crimes” enfatizou o secretário
Às 9h, acontecerá a abertura do evento, seguida de recreação, com futebol, peteca e ping pong. Às 9h15, haverá uma caminhada por algumas das principais ruas da localidade. “Enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes” será o tema de uma palestra, às 10h15, com sãs técnicas do Conselho Tutelar, Fernanda Pedro Ribeiro e Janaína Alves Monteiro Mandu. Ainda na parte da manhã, às 10h45, tem apresentação de teatro e coral das escolas participantes. Às 11h15, exibição de vídeo do Conselho Tutelar.
O período da tarde será aberto com recreação, com dança e yoga, às 13h30. Pais, responsáveis, crianças maiores de sete anos e adolescentes poderão participar, às 14h, de uma roda de conversas. Na sequência, às 14h30, novamente palestra com o tema “Enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes”, apresentação das escolas, às 15h15, exibição de vídeo do Conselho Tutelar, às 16h, e encerramento, às 16h30.
“Nosso objetivo é mobilizar as pessoas a participarem do evento, assim estarão cientes que todos devem assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes”, destacou a coordenadora do Programa Educação Permanente em Saúde, Luziane Ambrósio, lembrando que eventos relacionados ao tema acontecerão no dia 21, na sede do município, e nos dias 30 de maio e 11 de junho, respectivamente, em Atafona e Barcelos.
Fonte: Ascom
Publicidade