Detran anuncia reabertura de unidades e volta gradual dos serviços
“Estamos ampliando o atendimento gradativamente e com agendamento reduzido para que possamos, em breve, assim que o serviço voltar à normalidade, desafogar a demanda reprimida sem gerar aglomeração e dar mais segurança aos usuários, funcionários e colaboradores. Os demais serviços do departamento, tanto de habilitação quanto de registro de Veículos, também serão oferecidos, mas de forma reduzida, visto que a identidade, neste momento, é um documento essencial que precisa ser priorizado”, afirma o presidente do Detran, Marcello Braga Maia.
POUPA TEMPO
Com a volta dos serviços nas unidades do Rio Poupa Tempo de Bangu, Duque de Caxias e São João de Meriti, as vagas para a emissão de primeira ou segunda via da identidade passarão de 400 para 1.300 por dia.
No caso de compra de automóvel usado, os donos ficam desobrigados de fazer o registro do novo Certificado de Registro do Veículo (CRV), sendo suspensa a aplicação da multa administrativa do artigo 233 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) nas Transferências de Propriedade (TP). Dessa forma, quem fizer o registro da TP após o prazo de 30 dias dado pelo CTB não será penalizado.
O prazo de licenciamento de 2020 também foi prorrogado; veja o novo calendário:
. Placas 0, 1 e 2 foi prorrogado para 31 de agosto
Os serviços destinados a veículos e que não têm necessidade de vistoria voltaram desde a semana passada, na sede do Detran, apenas para despachantes legais cadastrados, para evitar aglomerações. O objetivo é fazer o atendimento de pessoas que precisem dos serviços imediatamente e não querem aguardar.
O protocolo de atendimento está sendo divulgado pelos sindicatos da categoria e ocorrerá dentro das normas estabelecidas pelas autoridades de saúde do estado. Vale lembrar que todas as determinações divulgadas desde o início da pandemia continuam valendo e os usuários podem aguardar o restabelecimento integral dos serviços para procurar o órgão, sem a necessidade de contratar um despachante.
O licenciamento anual está disponível, mas cada despachante só pode solicitar cinco certificados de CRLVs por dia; veja os outros procedimentos que não precisam de vistoria e podem ser realizados por estes profissionais:
Os procedimentos de troca de município, transferência de jurisdição e transferência de propriedade em geral continuam bloqueados, até mesmo para despachantes.
Publicidade