Publicidade
SAÚDE

Covid-19: Vacinação no Reino Unido enfraqueceu casos e mortes, diz cientista

A campanha de vacinação em massa contra a Covid-19 da Grã-Bretanha enfraqueceu a ligação entre o número de infecções e mortes, mas esses números ainda não foram totalmente controlados, disse o chefe de um órgão consultivo científico do governo neste domingo (27).

O primeiro-ministro Boris Johnson espera suspender a maioria das restrições remanescentes ao coronavírus em 19 de julho, após ter sido forçado a adiar qualquer flexibilização adicional este mês por causa de um número crescente de casos em grande parte da variante Delta, considerada mais infecciosa.

Peter Horby, presidente do Grupo de Aconselhamento sobre Ameaças de Vírus Respiratórios Novos e Emergentes (NERVTAG, na sigla em inglês), disse ao “Andrew Marr Show”, da BBC, que a Grã-Bretanha estava vendo um “nível muito mais baixo de hospitalização”.

Ele foi questionado se havia dados suficientes para dizer que as vacinas haviam quebrado a ligação entre o vírus e casos graves e morte por Covid-19.

“Eles certamente enfraqueceram a ligação”, disse Horby sobre o programa de vacinação, que deu uma primeira dose a mais de 80% da população adulta e uma segunda dose a mais de 60%, de acordo com dados oficiais.

“Definitivamente, estamos observando taxas de infecção crescentes, mas o que vemos é um nível muito mais baixo de hospitalização, de modo que essa ligação é muito, muito mais fraca, o que é realmente fantástico, mas não está completamente quebrado.”

O Reino Unido registrou 18.270 novas infecções por coronavírus no sábado, o maior aumento diário desde 5 de fevereiro, e 23 mortes, mostraram dados oficiais. No geral, a Grã-Bretanha teve um dos maiores índices de mortalidade por coronavírus do mundo, com mais de 128 mil mortes.

Horby também disse que pode haver um caso para argumentar que a chegada e propagação da variante Delta – que impulsionou a atual onda de infecções – poderia ter sido adiada ou evitada se medidas de fronteira mais fortes estivessem em vigor.

“Mas há uma troca óbvia que os formuladores de políticas e os políticos devem fazer entre restrições absolutas e completas e impedir a entrada de vários vírus”, acrescentou.

FONTE: CNN BRASIL


Publicidade

Anterior

Covid-19: Fiocruz ultrapassa 60 milhões de doses de vacina entregues ao governo

Seguinte

Vacina contra a Covid-19 por faixa etária nesta segunda-feira com novos postos em Campos