Publicidade
SAÚDE

Coronavírus: 91% dos infectados apresentam sintomas, diz pesquisa

A pesquisa nacional sobre o avanço da covid-19 no Brasil, realizada por meio de uma parceria entre o Ministério da Saúde e a Universidade Federal de Pelotas, no Rio Grande do Sul, identificou que 91% das pessoas contaminadas pelo novo coronavírus apresentam algum sintoma da infectação respiratória. Do total, apenas 9% são assintomáticas.

“Não queremos dizer que 91% das pessoas com covid-19 vão precisar de atendimento hospitalar, mas que os sintomas aparecem, e isso é uma boa notícia para detectar esses pacientes e impedir o avanço da doença”, explicou Pedro Hallal, coordenador geral do estudo, nesta quinta-feira (2), em Brasília.

Os sintomas mais frequentes foram: alteração no olfato/paladar (62,9%); dor de cabeça (62,2%); febre (56,2%); tosse (53,1%) e dor no corpo (52,3%). “É preciso parar de dizer que a maioria dos casos é assintomática. Já se chegou a dizer que 86% dos infectados não apresentavam sintomas”, completou.

A pesquisa

De acordo com o governo federal, os dados obtidos pelo estudo poderão auxiliar os gestores locais na criação de “estratégias de abrandamento” das medidas de isolamento social em diversos estados e municípios.

Nos três inquéritos populacionais, que foram realizados a cada duas semanas, equipes do Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística) realizaram visitas domiciliares e testaram 89.397 pessoas em todas as regiões do Brasil.

Os participantes foram definidos por meio de sorteio. A primeira etapa aconteceu entre os dias 14 e 21 de maio, a segunda entre 4 e 7 de junho e, por fim, a terceira entre 21 e 24 de junho.

Fonte: R7


Publicidade

Anterior

Renato Feder é favorito para assumir Ministério da Educação

Seguinte

Governo vai lançar programa para regularizar escritura de moradias