Publicidade
CIRCULANDOCOLUNAS

Coluna Circulando 9 de setembro de 2017

 

Coluna Especial ao Dia da Independência

História da Independência do Brasil

A Independência do Brasil ocorreu em 7 de setembro de 1822. A partir desta data, o Brasil deixou de ser uma colônia de Portugal. A proclamação foi feita por D. Pedro I à margem do Riacho do Ipiranga, em São Paulo.

Causas:

– Vontade de grande parte da elite política brasileira em conquistar a autonomia política;

– Desgaste do sistema de controle econômico, com restrições e altos impostos, exercido pela Coroa Portuguesa no Brasil;

– Tentativa da Coroa Portuguesa em recolonizar o Brasil.

Dia do Fico:

– D. Pedro não acatou as determinações feitas pela Coroa Portuguesa que exigia seu retorno para Portugal. Em 9 de janeiro de 1822, D. Pedro negou ao chamado e afirmou que ficaria no Brasil.

Parabéns!!!

Aos alunos, professores, equipe de apoio, equipe pedagógica e direção das escolas estaduais, municipais, federal, Educandário Santa Cecília, Maçonaria, Banda Carlito Chagas, Histórico do CIEP 265, Grupo Escoteiro do Mar 150 Gemar Lourenço do Espírito Santo, Marinha do Brasil – Agência da Capitania dos Portos em São João da Barra, Banda de Tambores Luiz Délio Mendonça e Bandas de Fanfarra, pelo desempenho e brilhantismo na demonstração de cidadania nos desfiles cívicos realizados nas comunidades de Cazumbá, Açu, Mato Escuro, Barcelos, Cajueiro, Atafona e Grussaí. Parabéns São João da Barra pela realização em cumprir com a Semana da Pátria. “Educação, Civismo e Independência.” Perfeitooo!!! E COM DIREITO A INAUGURAÇÃO DE OBRAS DA POLICLÍNICA E DA FÉLIX DE SÁ OU SEJA, DIA DE FESTA PARA OS SANJOANENSES. PARABÉNS À PREFEITA CARLA MACHADO E TODA SUA EQUIPE – FOTOS: ELIS GOMES.

             

   

      

 

 

 


Publicidade

Anterior

Polícia apreende maconha, cocaína e crack em SJB

Seguinte

Cine Teatro de São João da Barra, RJ, recebe espetáculo a partir deste sábado