Publicidade
SAÚDE

CCZ vacinou 33,5 mil cães e gatos contra a raiva no Dia D; campanha segue até o fim do ano

(Foto: Supcom)

Trinta e três mil, quinhentos e setenta e cinco cães e gatos foram imunizados contra a raiva neste sábado (07) durante o Dia D de vacinação, sendo 29.624 cães e 3.951 gatos. O Dia D aconteceu em 65 pontos distribuídos em locais estratégicos do município. Desde o início da campanha, em 1º de julho, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) já vacinou 60.275 animais. A coordenadora da campanha de vacinação, a veterinária Francimara Araújo, informa que, quem não vacinou seus animais, pode procurar o CCZ em dias úteis das 8h ao meio-dia e das 13 às 17h. A campanha segue até o final do ano.

Durante toda a campanha, o CCZ percorreu 126 localidades da área rural, onde foram vacinados entre os dias 1º de julho e 30 de setembro 25.720 animais, sendo 21.662 cães e 4.058 gatos. Por determinação da Secretaria de Estado de Saúde, o CCZ não disponibiliza material para que o dono do animal aplique a vacina em casa. A veterinária explica que proprietários de animais com impossibilidade de deslocamento, podem fazer  solicitação de visita através do telefone 98126-5234.

– Em casos de pessoas que tenham mais de 5 a 10 animais ou quando o dono do animal não tenha a real possibilidade de se deslocar até algum ponto de vacinação, foram anotados os telefones das pessoas para, posteriormente, o CCZ agendar uma visita – disse a médica veterinária Francimara de Araújo, responsável pela campanha.

Um alerta vem sendo feito pelo CCZ, desde o início da campanha de vacinação, na área rural. “Animais doentes, em tratamento ou não, e fêmeas prenhas e/ou amamentando, não devem ser vacinados neste momento. Os donos deverão entrar em contato com CCZ para que os animais sejam vacinados posteriormente”.

(Fonte: Supcom)


Publicidade

Anterior

Casal fica ferido após grave acidente em São Francisco do Itabapoana

Seguinte

Câmara começa a analisar nesta semana segunda denúncia contra Temer