Publicidade
DNews

Casos de dengue confirmados até maio em Campos, RJ, ultrapassam número total de 2017

 O número de casos de dengue confirmados em 2018 até o mês de maio em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, já ultrapassa o número total de registros em 2017, de acordo com o mais recente boletim da Vigilância em Saúde.

Segundo o boletim, com dados computados de 1º de janeiro até sexta-feira (11), foram confirmados 35 casos de dengue, 55 de chikungunya e nenhum caso de zika. Já de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2017, foram 21 casos de dengue, 133 de zika e 28 de chikungunya.

O departamento de Vigilância em Saúde orienta a população para que não deposite resíduos em locais inapropriados, o que pode gerar foco transmissor, principalmente, em períodos mais chuvosos. O órgão informa, ainda, que as equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) continuam realizando trabalhos em diversos bairros do município, combatendo a proliferação dos focos.

Um mutirão será promovido em Campos para prevenir doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti: dengue, zika, chikungunya e febre amarela. As ações começarão nesta sexta-feira (18) em seis bairros (Salo Brand, Turf Club, Riachuelo, Matadouro, Parque Fazendinha e Fazenda Grande).

Doenças transmitidas pelo Aedes aegypti

  • Dengue

A infecção por dengue pode ser assintomática, leve ou causar doença grave, levando à morte. normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°c), de início abrupto, que geralmente dura de dois a sete dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele.

Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns. Na fase febril inicial da doença pode ser difícil diferenciá-la. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, sangramento de mucosas, entre outros sintomas.

  • Chikungunya

As principais sintomas são febre alta de início rápido, dores intensas nas articulações dos pés e mãos, além de dedos, tornozelos e pulsos. pode ocorrer ainda dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele.

Não é possível ter chikungunya mais de uma vez. depois de infectada, a pessoa fica imune pelo resto da vida. os sintomas iniciam entre dois e doze dias após a picada do mosquito. O mosquito adquire o vírus ao picar uma pessoa infectada, durante o período em que o vírus está presente no organismo infectado. cerca de 30% dos casos não apresentam sintomas.

  • Zika

Cerca de 80% das pessoas infectadas pelo vírus zika não desenvolvem manifestações clínicas. os principais sintomas são dor de cabeça, febre baixa, dores leves nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos.

Outros sintomas menos frequentes são inchaço no corpo, dor de garganta, tosse e vômitos. No geral, a evolução da doença é benigna e os sintomas desaparecem espontaneamente após 3 a 7 dias. no entanto, a dor nas articulações pode persistir por aproximadamente um mês.

Formas graves e atípicas são raras, mas quando ocorrem podem, excepcionalmente, evoluir para óbito, como identificado no mês de novembro de 2015, pela primeira vez na história. A pessoa com suspeita da doença deve observar o aparecimento de sinais e sintomas de infecção por vírus zika e buscar um serviço de saúde para atendimento, caso necessário.

Fonte: G1


Publicidade

Anterior

Eloísa Mafalda morre aos 93 anos

Seguinte

Inscrições abertas para o passeio ciclístico pedalar é legal