Publicidade
DNews

Carnaval: feriado, ponto facultativo ou dia útil? Veja a situação nas capitais

A pandemia do coronavírus afetou a folia de carnaval este ano no Brasil. Por todo o país, os desfiles, blocos e festas foram suspensos para combater a disseminação da Covid-19. E, para quem pensa em viajar, a má notícia: na maior parte do país, os dias de carnaval serão de trabalho normal.

Isso acontece porque o carnaval não é feriado nacional – ele só é considerado feriado se estiver previsto em lei estadual ou municipal. No estado do Rio de Janeiro, por exemplo, a terça-feira de carnaval foi declarada feriado estadual por meio da Lei 5243/2008.

Nas localidades onde a data não é considerada feriado, a segunda e a terça-feira, além da Quarta-Feira de Cinzas, podem ser ou não definidas como pontos facultativos no serviço público – e muitas empresas privadas optam por também liberar seus funcionários.

Com a pandemia, muitas cidades e estados suspenderam o ponto facultativo do carnaval neste ano, e as empresas devem manter os dias de trabalho normais. Pontos facultativos foram mantidos apenas em Porto Velho, Boa Vista, Maceió e Brasília.

Fonte: AGÊNCIA BRASIL


Publicidade

Anterior

Nova cepa do coronavírus se espalha pelo país e cientistas temem terceira onda

Seguinte

OMS autoriza uso emergencial da vacina de Oxford