Publicidade
SAÚDE

Campos aplica número recorde de doses de vacina contra Covid diariamente

A campanha de vacinação contra a Covid-19 está avançando em Campos. Com o calendário de vacinação da Covid-19 ampliando as faixas etárias, esta semana o município de Campos está aplicando em um dia mais doses do que aplicava em uma semana.   Somente nesta quinta-feira (15), por exemplo, o município aplicou 7.760 doses da vacina, o número é maior do que o total de habitantes de algumas cidades de menor porte. Incluindo com quarta-feira (14), o número passa para 14.556, um recorde.
A quantidade de doses aplicadas nesta quinta (15) é superior ao número de habitantes de municípios, como Macuco, na região serrana do Rio de Janeiro, que possui 5.623 moradores. Incluindo os dois dias, o número supera Quatis, no sul fluminense, que possui 14.435 habitantes; e Rio das Flores com 9.344 moradores.
– Com a chegada da variante delta ao Rio de Janeiro, é importante acelerar o calendário para proteção de todos. Para evitar filas, vá no seu dia, evite a repescagem e não escolha marca de imunizante. Toda vacina salva a vida – disse o prefeito Wladimir Garotinho.
A Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav) adotou, esta semana,  uma nova estratégia de vacinação por faixa etária com o objetivo de acelerar a imunização no município. Com isso, em alguns dias da semana, estão sendo convocadas duas faixas etárias. A vacinação acontece através da distribuição de senha das 9h às 15h em 26 postos distribuídos por todo o município.  “Estamos chegando perto do final da campanha, indo para os 18 anos de idade, e este é um dos momentos mais importantes e tensos da campanha devido à chegada no Brasil da variante delta, que está assustando a todos no mundo inteiro e pode ser responsável por uma terceira onda. A única estratégia de prevenção é a vacinação em massa, por isso, Campos, de forma pioneira, acelerou a vacinação com duas idades por dia e, assim, chegarmos mais rápido aos 18 anos e fazer um cinturão de proteção à população. Vacina boa é a que está no braço”, disse o subsecretário Charbell Kury, que reforçou o apelo para que as pessoas não fiquem escolhendo o imunizante.
Para tomar a 1ª dose, homens e mulheres, cuja imunização continua sendo no mesmo dia, devem apresentar a carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. Nos mesmos postos de vacinação, também continua a aplicação da segunda dose da AstraZeneca para pessoas que tomaram a primeira dose da vacina até o dia 12 de maio. No ato da imunização, o munícipe deve apresentar identidade, CPF e o comprovante da 1ª dose.
Desde o início da vacinação até o momento, foram aplicadas no município 307.513 doses de vacina contra a Covid-19. Da primeira dose, foram 209.306, da segunda, 88.665 e do imunizante de dose única 9.542. A vacinação contra a Covid-19 no município segue o Plano Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde e o calendário unificado da Secretaria de Estado de Saúde (SES).
Sexta-feira (16) – Nesta sexta-feira (16), serão vacinadas as pessoas com 34 e 35 anos ou mais. Dos 39 postos de imunização, somente no drive-thru da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) não haverá repescagem. Lá ocorrerá somente vacinação por faixa etária. Quem está na idade e ainda não tomou a vacina deve se dirigir a um dos postos descritos abaixo, inclusive na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Custodópolís que volta a ser referência para vacinação contra a Covid.
FONTE: COMUNICAÇÃO PMCG

Publicidade

Anterior

Butantan entrega 1 milhão de novas doses da CoronaVac ao Ministério da Saúde nesta sexta

Seguinte

Último dia de vacinação para lactantes, independente da idade do filho, nesta sexta