Publicidade
DNewsSAÚDE

Campanha do Outubro Rosa terá palestras e mamografia em Campos, no RJ

A Secretaria de Saúde de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, montou um cronograma especial para o Outubro Rosa, mês de combate ao câncer de mama e de colo de útero.

Neste ano, a campanha municipal, com o tema “O Direito é seu, mas a luta é nossa” terá início na quarta-feira (3), no Centro de Saúde, das 9h às 12h, com a conscientização das mulheres sobre a importância da prevenção à doença, panfletagem e orientação de especialistas. Serão disponibilizados mais de 1,4 mil exames de mamografia.

No dia 14, das 9h às 11h haverá uma mobilização social no Jardim São Benedito, com participação do grupo “Mulheres Guerreiras”, do Hospital Escola Álvaro Alvim (HEAA).

A ação será aberta ao público em geral e contará com palestra sobre prevenção ao câncer de mama e de colo de útero, depoimentos de pacientes em tratamento contra a doença, orientação com médicos e enfermeiros sobre infecções sexualmente transmissíveis, câncer de mama e de colo de útero, distribuição de preservativos e de material informativo.

Já no dia 18, às 15h, a equipe do programa municipal de Atenção Integral à Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente (Paismca) fará uma palestra sobre o tema para funcionárias da Vital Engenharia.

Ainda dentro do cronograma do Outubro Rosa, no dia 24, às 15h, a ginecologista e obstetra Luci Moreira fará palestra no auditório da Prefeitura, para servidoras e o público em geral, abordando o tema da prevenção, diagnóstico e tratamento da doença. No dia 25, às 14h, a equipe do Paismca fará palestra para funcionárias da rede de supermercados SuperBom.

No dia 31, das 8h às 16h, encerrando a programação, a equipe da secretaria vai participar, junto ao Hospital Dr. Beda, de uma ação em saúde, de conscientização as mulheres, sobre a importância da prevenção ao câncer de mama, que vai acontecer no jardim da unidade II do hospital. Durante a ação, as mulheres poderão receber orientações sobre a doença, material informativo e preservativos.

“O fundamental em todas essas ações é a conscientização da mulher sobre a importância da prevenção ao câncer de mama e do colo de útero, de fazer exames regularmente, conhecer seu próprio corpo e ter uma atitude empoderada sobre a sua saúde. Essa prevenção não deve acontecer somente no mês de outubro, mas o ano todo. Somente neste mês, vamos disponibilizar mais de 1400 exames de mamografia em nossa rede”, concluiu a subsecretária geral de Saúde, Valéria Lopes.

Fonte: g1

Publicidade
Anterior

Farmácia é assaltada pela segunda vez dentro de um mês na área central de Campos

Seguinte

Suspeitos de participação na morte de casal são presos em operação em Campos, no RJ