Publicidade
DNewsREGIONAL

Câmara cria comissão para acompanhar Plano de Retirada de Gado do Distrito Industrial de SJB

A Câmara de São João da Barra criou uma comissão temporária para acompanhar o Plano de Retirada de Gado do Distrito Industrial, que foi anunciado recentemente pela Prumo Logística. A portaria que cria a comissão foi publicada no Diário Oficial do último sábado e lida pelo presidente do Legislativo, Aluizio Siqueira, na sessão desta terça-feira (29/05). O presidente da comissão é o vereador Gerson Crispim (Gersinho). Já o vereador Franquis Arêas ocupa o cargo de relator. Participam como membros, os parlamentares: Alex Firme, Ronaldo Gomes e Elísio Rodrigues.

A primeira reunião de trabalho aconteceu na última quinta-feira, no próprio legislativo, com a presença de vereadores, do coordenador da Defesa Sanitária Estadual da Região Norte, Cláudio Villela; do secretário Municipal de Agricultura, Oswaldo Barreto; do subsecretário da pasta, José Maria Carvalho de Souza; da médica veterinária Aline Mineiro Costa e Marcela Toledo (funcionária da Secretaria de Agricultura).

“Sabemos que a Prumo ganhou na justiça, o direito de retirar esses gados que estão na área do distrito industrial, mas nossa preocupação é garantir a vacinação desses animais; a fim de evitar possíveis problemas, como febre aftosa, por exemplo. E a boa notícia é que a comissão já conseguiu, com a Prefeitura, a vacina e o vacinador para que esse gado só saia de lá depois de vacinado”, informou Gersinho.

Segundo Aluizio Siqueira, a Defesa Sanitária se comprometeu a realizar o cadastramento, inclusive, fotografando todos os animais a fim de identificar quem são os seus donos. “Temos notícia de que tem gado que veio de São Francisco, de Campos e outros que são de produtores do 5º Distrito, que ainda têm problema de recebimento junto a Prumo. Queremos saber quem é quem e lutar pelos direitos dos produtores daqui”, observou, salientando que, a Secretaria Municipal de Agricultura vem trabalhando ao lado da Defesa Sanitária e da Prumo para que os produtores sanjoanenses não sejam prejudicados. E que já houve encontro, inclusive, com o Ministério Público.

Sessão – Requerimentos e indicações foram aprovados na sessão de hoje. Em conjunto, Aluizio e Carlos Alberto Alves Maia (Caputi) requereram ao Dnit, a mudança do local do pardal eletrônico da BR-356 em Degredo para mais próximo dos abrigos de passageiros, assim como da Estrada SB 02, que liga Degredo ao Bairro de Fátima.  Já à Secretaria Municipal de Transportes, Aluizio propôs a pintura das faixas de pedestre próximas ao Colégio Alberto Torres, na sede.  Por meio de indicação à Prefeitura, Ronaldo Gomes solicitou o deslocamento do poste que fica próximo ao restaurante do senhor Dinei (Atafona) e o calçamento da Rua Izabel da Silva (Grussaí). O vereador Alex Firme propôs a implantação do sistema de coleta seletiva no município e, Aluizio, a reforma da ciclovia que liga São João da Barra a Atafona.

Fonte: Ascom

Publicidade
Anterior

Mutirão contra o Aedes em 4 bairros de Guarus nesta quarta-feira

Seguinte

Prefeito de Itaperuna decreta novo horário de expediente nas repartições públicas