Bottas lidera primeiro treino em Barcelona; Kubica volta com penúltimo lugar
A Mercedes dominou com facilidade o primeiro treino livre da quinta etapa do Mundial de Fórmula 1, na Espanha. Valtteri Bottas liderou praticamente toda a sessão e marcou o tempo de 1m18s148 na sua melhor volta, superando o companheiro de equipe Lewis Hamilton em 0s8.
Mais significativo do que a dobradinha foi o fato de os dois carros da Mercedes terem usado os pneus macios, o segundo na escala de aderência do fim de semana, para marcarem os melhores tempos. Já a Ferrari, que ficou em terceiro e quinto lugares, com Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen, utilizou os compostos supermacios, os mais moles da etapa.
A RBR teve um treino razoável e ficou em quarto lugar com Max Verstappen e sétimo com Daniel Ricciardo, que abandonou a prática a 50 minutos do fim após dar uma escapada. Fernando Alonso, em sexto, Romain Grosjean, em oitavo, Stoffel Vandoorne, em nono, e Pierre Gasly, em décimo, completaram o Top 10 deste primeiro treino.
Novidades nos carros
O primeiro treino livre em Barcelona foi a primeira atividade das equipes com seus carros tendo significativas modificações aerodinâmicas, uma tradição da corrida espanhola. Dentre as novidades apresentadas, duas se destacaram, na Ferrari e na McLaren.

Vettel acelera Ferrari com mudanças no Halo em Barcelona (Foto: Getty Images)
A Ferrari acoplou os espelhos retrovisores no Halo, aproveitando permissão da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), além de implantar apêndices aerodinâmicos no local. Já a McLaren teve uma revisão extensa em seu modelo MCL33. Chamou a atenção a dianteira do carro, com a asa dianteira tendo um perfil de muitas aletas, e um bico com protuberâncias e orifícios que já ganharam o apelido de Peppa Pig, a porquinha personagem de desenho animado.

No caso da Ferrari, por enquanto não houve ganho com as modificações aerodinâmicas, pois, apesar do terceiro lugar de Vettel, a dupla de Maranello ficou muito longe do ritmo das Mercedes. Já na McLaren, neste primeiro momento houve evolução, com Alonso se intrometendo entre os pilotos da RBR e Vandoorne também ficando entre os dez primeiros.

Kubica pilota Williams no primeiro treino em Barcelona (Foto: Divulgação)
Kubica volta, mas carro não ajuda…
Uma das atrações do treino foi a volta de Robert Kubica a uma atividade oficial de pista depois de sete anos e meio. Reserva na Williams, o polonês, que quase perdeu o braço direito num acidente de rali em 2011 e passou por longa recuperação, fez a primeira de três sessões livres em fins de semana na temporada. E, se a Williams queria uma terceira opinião sobre o modelo FW41, deve ouvir um monte de Kubica depois do treino…
O polonês sempre ficou nas últimas posições, com um carro escapando de frente e saindo de traseira constantemente. Kubica ainda deu uma rodada no setor 3, mas conseguiu voltar à atividade. Robert terminou o treino em 19º lugar, enquanto seu companheiro Lance Stroll foi o 20º e último colocado após abandonar o treino numa escapada – o carro ficou preso na caixa de brita.
Escapadas à vontade; Ricciardo bate
Com o forte vento e a pista muito longe da aderência ideal, o treino teve diversas escapadas. Além de Kubica e Stroll, também passearam nas áreas de escape de asfalto e brita Sergio Perez, Valtteri Bottas, Sebastian Vettel, Marcus Ericsson, Brendon Hartley, Max Verstappen, Romain Grosjean e Kimi Raikkonen.
Já Daniel Ricciardo, numa rara bobagem, perdeu a frente do carro na curva 4, passou reto e bateu de leve na proteção de pneus. Apesar de o carro não ter sofrido danos importantes, o piloto da RBR teve de abandonar o treino, já que ficou preso na caixa de brita. Ricciardo perdeu 50 minutos da atividade e voltou a pé para os boxes, inclusive pulando a roleta de entrada do paddock – estava sem credencial, claro…
Gafe na hashtag, FOM?
Como acontece em toda corrida, a Formula One Management, responsável por promover a F1, adota uma hashtag para os internautas interagirem nas redes sociais da categoria. Mas os responsáveis desta vez cometeram uma gafe ao pintar no asfalto do pit lane a hashtag #SPAINISHGP, com o uso equivocado da letra “I” no que deveria ser a palavra “spanish” (“espanhol”, em português).
Finte: Globo Esporte
Publicidade