Publicidade
ECONOMIA

BC aprova emissão de R$ 17,5 bilhões em títulos para ajudar bancos

Pressionadas pela maior demanda por crédito, 27 instituições financeiras receberão R$ 17,5 bilhões do Banco Central (BC). O montante vem da primeira emissão da Letra Financeira Garantida que financia a Linha Temporária Especial de Liquidez para os bancos.

Os recursos financeiros serão disponibilizados às instituições nesta quarta-feira (13). Regulamentada no início de abril, num pacote do BC para ajudar o sistema financeiro durante a crise econômica provocada pelo novo coronavírus, a Linha Temporária Especial de Liquidez permite que os bancos atendam ao aumento da demanda por crédito por pessoas físicas e empresas durante a pandemia.

Segundo o BC, a linha emergencial atende a instituições financeiras de diversos portes, fornecendo liquidez (necessidade imediata de dinheiro) para diversos mercados e produtos financeiros. No fim de cada mês, o BC avaliará a necessidade de uma nova emissão, repetindo o procedimento até o fim do ano. De forma agregada, as emissões de Letras Financeiras Garantidas, que servem de lastro para os empréstimos, poderão chegar a 100% do patrimônio de referência das instituições.

Em nota, o BC informou que esse mecanismo é inédito no sistema financeiro brasileiro. Segundo o órgão, linha emergencial de crédito servirá de aprendizado para o desenvolvimento de futuras linhas permanentes de liquidez, dentro da agência de modernização do Banco Central.

Fonte: AGÊNCIA BRASIL


Publicidade

Anterior

Polícia Militar do Rio se prepara para convocar mais aprovados do concurso de 2014

Seguinte

Ministro Nelson Teich fica isolado com críticas dentro e fora do governo