Publicidade
ARTIGOS

Albert Jacobson – Não andeis ansiosos!

Albert Jacobson é pastor cristão evangélico na Comunidade Evangélica de Campos. (pastor.albert.jacobson@gmail.com) 

Em Mateus 6:25-34, e mais especificamente nos versículos 31 a 33 encontramos que “Portanto, não andeis ansiosos, dizendo:” O que comeremos? “ou” O que iremos beber? “ou” O que iremos vestir? Porque os gentios procuram todas essas coisas, e seu Pai celestial sabe que você precisa delas todas. Mas procure primeiro o Reino de Deus e a Sua Justiça, e todas estas coisas lhe serão adicionadas “(v. 31-33).

Parece que não nos damos conta de que quando colocamos Deus em primeiro lugar em nossas vidas e seguimos nosso chamado, em obediência à Sua Boa, Agradável e Perfeita Vontade, nunca precisaremos nos preocupar com o dinheiro ou qualquer outra coisa! Conforme está em Salmos 23:1, “O Senhor é meu Pastor, de nada sinto falta!”.

Essa afirmação parece bastante ridícula para a mentalidade reinante no mundo secular, concorda? Parece coisa de gente irresponsável, que “joga tudo nas costas de Deus” e se isenta de qualquer mover próprio na busca de concretizar o que quer que seja em suas próprias vidas. Como podemos dizer algo assim, como que incentivando os tolos à preguiça? Estaremos loucos? Não é por aí!

Relendo “Mas procure primeiro o Reino de Deus e a Sua Justiça, e todas estas coisas lhe serão adicionadas”, vemos que Deus continua nos garantindo, sob Sua Palavra, a segurança de que necessitamos. Não que Deus esteja dizendo que não trabalhemos duro e com afinco, não é isso! Tampouco terá dito que não nos preparemos para o futuro, isto é, que não devemos estudar, trabalhar, orar, etc ou que não precisamos pagar nossas contas ou dívidas; isso jamais poderia ser entendido das Palavras de Deus!  Nem que não fossemos responsáveis, quer seja por nós mesmos ou até por uma família que tenhamos constituído, de modo algum! Ele está, isso sim, dizendo que não nos preocupemos e nem fiquemos ansiosos, é isto!

Eis aqui e agora uma Regra de Ouro para nossas vidas: Quando  colocamos Deus acima de qualquer coisa (inclusive de nosso trabalho neste mundo ou qualquer coisa que acabemos entronizando como um ídolo)  em nossas vidas, Deus assume a responsabilidade de atender às nossas necessidades, conforme garantiu em Sua Palavra. Deus não promete que irá suprir nossas necessidades se nós não O colocarmos em primeiro lugar. Se descuidarmos dessa Regra estaremos, merecidamente, ansiosos e andaremos sem paz e sem alento neste mundo tenebroso.

Mas se colocarmos Deus em primeiro lugar em nossas vidas e estivermos dispostos a esperar nEle, então Ele irá fornecer aquilo que suprirá nossas necessidades. Ele prometeu? Ele cumprirá!

É aquela brilhante comparação que extraímos do episódio em que Jesus Cristo está em casa de Marta e Maria: “E aconteceu que, indo eles de caminho, entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, O recebeu em sua casa; E tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a Sua Palavra. Marta, porém, andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se Te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude. E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada” (Lucas 10:38-42).

Ao que parece, alguns de nós se creem eternos aqui na Terra, esquecendo que se aproxima o Dia do Senhor, Dia em que Jesus Cristo virá arrebatar a Sua Igreja. Será que estamos cegos diante de tantos sinais?

Algumas pessoas ainda buscam se justificar alegando que estão cansadas de esperar e que Deus não está fazendo o que elas esperam. Sabe, em muitos momentos em minha vida tenho orado por causas, e Deus não me tem concedido. Em outras, porém, Deus tem me abençoado muito além do que eu pedi ou pensei. Tempos mais tarde, eu acabava compreendendo que se Deus tivesse me concedido aquilo que eu pedi, teria sido um desastre.  “Respondeu-lhe Jesus: “O que faço agora, não podes compreender, todavia o compreenderás mais tarde” (João 13:7).

Temos a mania de querer enxergar a vida como um episódio isolado, enquanto o que Deus faz, é enxergar a vida como uma realização total e completa. Muitas vezes pedimos veementemente para que Deus mude as circunstâncias exteriores da nossa vida, sem nos apercebermos de que estas circunstâncias exteriores podem transformar o nosso interior e por isso deveríamos aceitá-las de bom grado e não recusá-las: “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” (Romanos 8:28). Se usamos do recurso maravilhoso da oração para pedir e pedir, sem buscarmos uma intimidade verdadeira com Deus, sem termos comunhão com Ele, estaremos tentando barganhar com Deus. É a Regra de Ouro de que já falei: Deus tem de ser a maior prioridade em nossas vidas!

Voltando a Mateus 6:25 vemos que: “Por isso vos digo: Não andeis ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de  vestir. . .” A Palavra de Jesus aos Seus discípulos, que sintetiza como devemos proceder se resume em: confie! (em Deus, somente!)

Pensemos agora em nossa prosperidade espiritual. Deus permite que tenhamos muito ou pouco, na mesma medida em que investimos muitos ou poucos recursos para a comunhão com Ele, para a pregação do Evangelho, em síntese, para buscar o Reino de Deus e Sua Justiça em primeiro lugar. Nada nos pertence e somos apenas administradores, seja das finanças que recebemos dEle, seja dos dons espirituais que Ele nos permite manifestar em algum tempo para certos fins, tais como cura, línguas, etc. Deus usa pessoas para cumprir os seus propósitos e eu creio que Deus pode usar mesmo hoje, daqui a pouco ou agora, se assim for a Vontade Perfeita dEle, alguém para nos ajudar, espiritualmente e/ou materialmente, para  empreendermos, cada vez mais, a jornada da pregação da Boa Nova, o Evangelho do Senhor! E por isso creio e afirmo as Palavras dEle mesmo: “Não andeis ansiosos!”

Publicidade
Anterior

Conta de luz mais cara a partir desta quinta-feira

Seguinte

Alberto Fioravanti - Erradicando a fome e a desnutrição no mundo!